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EPSJV promove oficina de introdução à análise de dados qualitativos e mistos com MAXQDA

Interessados poderão se inscrever até 16 de setembro e optar pela participação de forma online ou presencial
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 12/09/2022 11h51 - Atualizado em 12/09/2022 11h51

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) irá realizar nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro, a oficina “Introdução à Análise de dados qualitativos e mistos com MAXQDA”. Mediada pela doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Michele Nacif, a atividade é direcionada para pesquisadores, docentes, estudantes da EPSJV, interessados no uso do software. As inscrições estão abertas até 16 de setembro, pelo link https://forms.gle/vTsqXK23TCGZVG68A. Ao se inscrever, será possível optar pela participação de forma online ou presencial.

Organizada em quatro encontros híbridos, a oficina tem a proposta de contribuir para o desenvolvimento de competências para o uso do software MAXQDA na análise dos dados qualitativos, a partir de informação textual, de imagens, áudios e vídeos. Segundo Michele, o MAXQDA permite manipular grandes conjuntos de dados, sejam eles provenientes de entrevistas narrativas, entrevistas não estruturadas, grupos focais, estudos de caso, anotações de campo, protocolos de observações, cartas documentais, notícias, textos digitalizados e produção científica, dentre outros. “Com isso, os participantes da oficina irão conhecer o software, explorando suas funcionalidades, desde a organização do material até a análise e geração de relatórios, acompanhados de exercícios práticos. Os participantes também poderão levar material de pesquisa ou de interesse individual para ser explorado no MAXQDA durante a oficina”, ressaltou.

Para Mônica Vieira, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, o objetivo da realização do evento é ampliar a capacidade coletiva de praticar e ser referência em educação profissional em saúde, além de produzir novos sentidos no campo do trabalho, educação, saúde. “Entendo que a oficina pode auxiliar cada professor-pesquisador no manejo do software como ferramenta para organização dos dados de projetos de pesquisa, mas também pode auxiliar na construção de um banco de dados da gestão da pesquisa institucional mediante a catalogação e categorização de eixos temáticos e dimensões de análises da produção do conhecimento científico na EPSJV, tornando mais explícitas nossas transversalidades, conceitos centrais e ênfases", concluiu.