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EPSJV promove Seminário Intercultural

Realizado como uma adaptação da Feira Cultural, o evento buscou articular o aprendizado da língua estrangeira com o contexto sócio-histórico dos países
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/11/2021 11h58 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

“Povos originários” foi o tema do Seminário Intercultural de línguas adicionais, realizado nos dias 22 e 29 de novembro, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O evento aconteceu como uma adaptação da Feira Multicultural, que por conta da pandemia da Covid-19, não pode ser realizada em 2020 e 2021. Neste ano, o projeto, coordenado pelas professoras da disciplina de Língua Estrangeira, Luciana Figueiredo (Inglês) e Andrea Antunes (Espanhol), envolveu os alunos do 3º ano do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio da Escola. “Nesse momento pandêmico, tivemos que abrir mão do nosso planejamento e fazer dessa forma, porque a feira pressupõe algo muito maior, com a presença de pessoas de fora”, ressaltou Andrea.

Luciana contou que ela e a professora de Espanhol definiram o tema “Povos originários” para ser trabalhado com os alunos este ano. A partir desse tema, foi feita uma seleção de países dentro do universo hispânico e anglófono. “Em uma educação linguística para as relações étnico-raciais, é importante que a gente pense, traga e dê visibilidade aos povos que habitavam os territórios antes da colonização e da chegada do imperialista europeu, descontruindo a ideia de descoberta”, destacou a professora.

Para o estudante Ângelo Souza, do 3º ano, da habilitação de Análises Clínicas, o seminário foi bastante proveitoso. “Desenvolvi conhecimentos sobre os povos originários da África do Sul. Pena que muita coisa foi apagada da história deles, visto que até o século 19 a cultura era vocal”, afirmou. O estudante João Pedro Rossi, da mesma turma, também foi só elogios ao evento: “Gostei muito de conhecer e entender melhor como diversos povos se organizavam e até mesmo traçar um paralelo sobre como nós nos organizamos atualmente. É muito importante dar visibilidade a isso”.

Na visão da estudante Marcela Marcondes, do 3º ano, da habilitação de Gerência em Saúde, as questões que envolvem os povos originários precisam ser mais discutidas nas escolas. “São muito importantes as questões trazidas neste trabalho, a cultura dos povos originários é algo que não é discutido com muita frequência, principalmente nos colégios de grade normal”, apontou.

Feira Multicultural

Em 2016, a primeira edição da Feira Multicultural teve como tema “Países de língua oficial inglesa e espanhola”. Nos anos seguintes foram trabalhados também “Personalidades hispânicas e anglo-saxônicas” e “Personagens hispânicos e anglo-saxões”. “Nosso objetivo é articular o aprendizado da língua com o contexto sócio-histórico e os aspectos culturais, econômicos e sociais dos países, ampliando o repertório e a cultura geral dos alunos”, realçou Luciana.