Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV promove XIV Semana de Vocação Científica

Evento reúne participantes do Provoc e pesquisadores da Fiocruz.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 14/04/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) está promovendo, até 17 de abril, a XIV Semana de Vocação Científica, que reúne participantes do Programa de Vocação Científica (Provoc). Durante o evento, alunos da Etapa Avançado do Provoc irão fazer apresentações orais e também de painéis com seus trabalhos de iniciação científica. Pesquisadores da Fiocruz e convidados participam do evento como avaliadores dos trabalhos dos alunos.



Amanda Leichsenring Diniz, de 18 anos, é uma das concluintes do Provoc que se apresentou na Semana de Vocação Científica. Ex-aluna do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira (Cap Uerj), Amanda produziu um trabalho com o tema ’Gerenciamento de Resíduos e Saúde do Trabalhador’, a partir da sua inserção no Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. “Hoje me sinto muito mais preparada e mais segura para montar um trabalho de pesquisa e apresentar seus resultados. Pretendo continuar sendo uma pesquisadora, mas não mais na área de Direito, que era minha intenção quando iniciei o Ensino Médio. Agora estou pensando em fazer o curso de Veterinária”, conta Amanda.



A conferência de abertura do evento foi proferida pela vice-presidente de Pesquisa e Laboratório de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, que abordou o tema ‘O cientista e o sonho’. Claude falou sobre a escolha precoce da carreira que os jovens são levados a fazer. “Vários fatores, como a vocação, o aprendizado acumulado, as oportunidades e a intuição, influenciam na escolha da carreira. O que precisamos é juntar as peças. O que hoje pode não ter significado, daqui a algum tempo pode fazer sentido”, disse.



A vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, Isabel Brasil, também participou da abertura do evento e falou para os estudantes sobre a utilização da pesquisa como princípio educativo. “O Provoc é inovador porque mostra que é possível o jovem de Ensino Médio fazer pesquisa de qualidade e com um objetivo. Esse é um dos programas que mais integra as unidades da Fiocruz, além de integrar também as escolas com a Fiocruz. Esse programa coloca a pesquisa no âmbito da formação humana”, destacou Isabel. Também participaram da abertura, a coordenadora do Provoc, Cristina Araripe, e o vice-diretor de Desenvolvimento Institucional da EPSJV, Sérgio Munck.



O Provoc, que recebe cerca de 100 novos alunos por ano, é um programa voltado para estudantes do Ensino Médio que estimula os jovens a vivenciar e desenvolver uma pesquisa. O programa conta hoje com a participação de alunos de 13 escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro.



Confira a programação completa da XIV Semana de Vocação Científica