Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV qualifica trabalhadores da área de gestão do SUS

Curso reúne alunos de dez municípios do Rio de Janeiro, além de profissionais da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 27/05/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Visando ao fortalecimento da gestão dos sistemas de saúde municipais, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) iniciou nesta semana um curso voltado para trabalhadores de dez municípios do estado do Rio de Janeiro e da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), órgão responsável pela distribuição de todas as vacinas utilizadas no sistema público de saúde do país. A formação dessa nova turma do curso de Especialização Profissional de Nível Técnico em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde foi feita em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), que busca a qualificação para os profissionais de nível médio vinculados a funções gerenciais. “Boa parte da gestão dos municípios é feita por trabalhadores de nível médio e eles são fundamentais para o sistema, desde que sejam qualificados e possam contribuir com mudanças em seu processo de trabalho. Atualmente, temos uma baixa oferta de qualificação para o nível médio e o estado do Rio de Janeiro está carente de formação técnica”, disse o assessor político do Cosems, Rodrigo Oliveira, que representou a presidente do Conselho, Maria Juraci Dutra, na abertura do curso.

Participam da especialização, 47 trabalhadores dos municípios de Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Rio das Flores, Barra Mansa, Piraí, Resende e Rio Bonito, além de profissionais da Cenadi. “O Cosems identificou como estratégico fazer a formação de profissionais de nível médio das regiões do Médio Paraíba e do Centro Sul fluminense. Essas cidades menores já atuam em rede e o fato de qualificarem vários profissionais ao mesmo tempo potencializa as mudanças na rede municipal de saúde”, explicou Maria Luiza Cunha, uma das coordenadoras do curso juntamente com Adelyne Mendes Pereira.

“Com o curso, os trabalhadores poderão conhecer e discutir melhor o seu próprio processo de trabalho, enquanto a população será beneficiada com um melhor atendimento. É uma oportunidade para esses trabalhadores transformarem o SUS”, disse o subsecretário de Saúde de Mendes, Luiz Henrique de Almeida. Participam do curso, 15 trabalhadores do município que atuam na área de gestão de diversas unidades de saúde do município. “É indispensável a qualificação dos profissionais da área de gestão em saúde para melhor aplicação dos recursos do SUS para a população”, disse o secretário de Saúde de Paraíba do Sul, Emílson Geraldo de Oliveira.

O curso tem como objetivo formar técnicos especialistas em gestão de sistemas e serviços de saúde, proporcionando o aprimoramento de seu exercício profissional nas atividades gerenciais do Sistema Único de Saúde. Ao final do curso, o aluno estará apto para exercer um conjunto de atividades gerenciais específicas em organizações de saúde.

Há 27 anos na Secretaria de Saúde de Barra Mansa, a gerente administrativa Dulcinéia Oliveira diz que essa será uma ótima oportunidade de melhorar o processo de trabalho na secretaria. “Temos carência de técnicos qualificados e as pessoas que estão começando ou já atuam na área precisam se qualificar. O SUS é o melhor plano de saúde que tem, mas tem inovações a cada dia e precisamos nos atualizar”, completou Dulcinéia.

A especialização tem carga horária de 208 horas/aula e está prevista para ser encerrada em dezembro de 2011. O curso é dividido em três eixos temáticos: Políticas Públicas e Sistema de Saúde no Brasil; Processo de Gestão em Organizações de Saúde; e Gestão e Planejamento na Prática. Neste último eixo, para a conclusão do curso, os alunos elaboram um projeto de intervenção propondo mudanças em seus processos de trabalho. “Esses projetos produzem uma perspectiva de mudança e muitas vezes levam a mudanças significativas em seus municípios”, observou Maria Luiza.

“Essa será uma boa oportunidade para atualizar meus conhecimentos e também receber novas informações”, disse a assistente administrativa Patrícia Aparecida Costa, de Resende, que atualmente também cursa graduação em Gestão Pública. “Vamos ampliar nosso conhecimento e melhorar nosso ambiente de trabalho com uma visão mais abrangente da gestão em saúde”, completa o agente administrativo de Vigilância e Saúde Pública, Claudinei de Souza Rodrigues, de Paty do Alferes.

Após a solenidade de abertura do curso, foi realizada a palestra ‘SUS: disputas históricas e desafios atuais’, com Tatiana Wargas de Faria Baptista, doutora em Saúde Coletiva. Em sua fala, Tatiana abordou temas como políticas de saúde, políticas públicas e concepções de política e Estado. Falou também sobre reforma sanitária, conceito ampliado de saúde, a construção do sistema de saúde brasileiro e de como esse modelo passou por transformações desde os anos 80 até os dias de hoje.