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EPSJV realiza atividade do TCC Bolívia, Brasil e Paraguai

Representantes das escolas técnicas trocaram experiências sobre a formação dos Agentes Comunitários de Saúde. 
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 21/05/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Dirigentes de escolas técnicas da Bolívia e do Paraguai estiveram na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), de 12 a 14 de maio, para compartilhar experiências na formação de trabalhadores semelhantes aos  Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil. A ação de cooperação internacional é mais uma atividade do Projeto de Cooperação Técnica entre Países (em inglês, Technical Cooperation Among Countries – TCC), iniciado em 2006, após aprovação do Escritório Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Região das Américas.



Nos três dias de oficinas, representantes dos três países debateram sobre as diferenças na formação e atuação desses trabalhadores e foi iniciado um processo de comparação entre as experiências brasileira, paraguaia e boliviana. ”Foram produzidos quadros comparativos da situação desses trabalhadores nos três países e os representantes da cada país se comprometeram a continuar a discussão em seus países sobre a formação e atuação desses trabalhadores”, explicou Márcia Valéria Morosini, que coordenou as oficinas.



A próxima etapa do TCC, após a atividade desta semana, será elaborar um estudo comparativo sobre a formação dos ACS nos três países.  “Com a cooperação do Brasil, melhoramos nossos desenhos curriculares e também estamos dando apoio ao Paraguai para a implantação de uma escola técnica como a nossa”, disse Rosario Zambrana, da Escola Técnica de Saúde Boliviano Japonesa de Cooperação Andina, acrescentando que as atividades desta semana ajudarão a Bolívia a melhorar a formação desses trabalhadores. “Em nosso país, os agentes são voluntários, não fazem parte do sistema de saúde e não têm uma formação completa como acontece no Brasil, onde os ACS estão incluídos no sistema. Estamos aqui conhecendo como é feita essa formação e também quais são as dificuldades enfrentadas. Queremos implantar essa formação mais completa na Bolívia, mas a decisão de incluí-los no sistema é do governo”.



Participaram da atividade durante a semana, pesquisadores do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat) e da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV, Maria Luisa Fuentes e Rosário Zambrana, da Escola Técnica de Saúde Boliviano Japonesa de Cooperação Andina; Maria Isabel Fernandez e Elba Oliveira, da Escola Nacional de Saúde de La Paz; Aurelio Mendez Candapuri e Sandra Padilla Soliz, da Escola de Saúde do Chaco Boliviano TEKOVE KATU; Raul Gulino, Irene Fernandez e Soledad Florentín, do Instituto Nacional de Saúde (INS), do Paraguai. “Para nós o benefício mais imediato dessa cooperação com a Escola Politécnica foi a implantação do Curso Técnico de Informação e Registros em Saúde no INS, que já está em sua segunda turma, disse Raul Gulino, do INS. Sobre a formação dos ACS em seu país, ele disse que também não é tão completa como no Brasil. “Eles fazem parte do sistema, são funcionários do Ministério da Saúde, mas recebem apenas uma capacitação de 200 horas antes de começarem a trabalhar. Queremos adaptar esse programa para formar técnicos em saúde comunitária”.



TCC



O TCC Bolívia, Brasil e Paraguai promove desde 2006 a troca de experiências e intensifica a cooperação técnica entre os países com o objetivo de melhorar seus sistemas de saúde e atualizar seus técnicos e auxiliares, além de fortalecer a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).



Também participam do projeto a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), os ministérios da Saúde e da Educação do Paraguai, institutos técnicos vinculados ao INS e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.



Em 2007, representantes dos três países participaram de uma reunião de avaliação da primeira fase do TCC. Na ocasião, os compromissos assumidos entre os países foram considerados cumpridos e ficou decidida a elaboração de um novo TCC com a inclusão de ações de cooperação em novas áreas de formação dos técnicos em saúde para fortalecer as instituições participantes e as políticas públicas da área.