Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV tem curta selecionado para Festival de Cinema Estudantil de Guaíba

A produção está entre os 15 vídeos selecionados para a Mostra Estudantil, que traz curtas e longas de mais de cem países e acontece entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020
Bianca Bezerra - EPSJV/Fiocruz | 05/12/2020 15h56 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Produzido por alunos do ensino médio na disciplina de Audiovisual da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), o curta “Volta que deu errado” foi selecionado para o Festival de Cinema Estudantil de Guaíba de 2020  e concorre a premiações. A produção está entre os 15 vídeos selecionados para a Mostra Estudantil, que traz curtas e longas de mais de cem países e acontece entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro de 2020. O resultado final da premiação será divulgado no último dia do evento.

O curta foi elaborado em 2018, sob a orientação dos professores Cynthia Dias e Gregorio Albuquerque, e produzido pelo grupo de alunos do 3º ano do ensino médio da habilitação de Análises Clínicas composto por: Andressa Mello, Andressa Pimentel, Beatriz Campos, Laryssa Tavares, Marcelle Oliveira, Milena Cristina, Rodrigo Gomes, Thais Cordeiro e Viviane Gomes. Além destes, contou também com as participações dos alunos Kailany Pinho, como narradora, e Yan Oliveira, Ivan Lopes e Vinícius Aurélio, como atores.

O vídeo conta a história de um Jesus negro que volta à Terra por demandas da população terrena, mas enfrenta o racismo e outros preconceitos e por isso acaba desistindo e retornando ao céu. Segundo os alunos envolvidos no projeto, a ideia desde o início era abordar e criticar de forma descontraída um assunto de extrema importância social: o racismo, que persiste e se mantêm fortemente presente dentro da sociedade, apesar da grande mobilização e lutas de combate ao preconceito racial que vêm sendo articuladas ao longo de décadas pelo movimento negro.

“Visto que a sociedade tem como a ’imagem de Jesus’ um homem branco, isso por conta do racismo estrutural que enxerga o branco como puro, pensamos que seria interessante trazer essa quebra de expectativa, a fim de expor o racismo que é algo tão cruel e recorrente”, explica a ex-aluna da EPSJV, Andressa Mello.

Laryssa Tavares, também ex-aluna da EPSJV, completou dizendo que o curta também pretendia reproduzir a ideia de um mundo completamente ultrapassado e “sem pregar o amor e acolher as pessoas, assim não estando preparado para a volta de Jesus, ainda mais ele sendo negro”, refletiu.

“Como aluno em uma sala de aula, eu não poderia imaginar que o curta teria tamanha proporção”, revela o ex-aluno da EPSJV, Rodrigo Gomes, que interpreta o personagem de Jesus. Ele ainda destacou que a arte desempenha um papel importante dentro das discussões sociais. “A arte está viva para isso, quebrar esses dogmas impostos pela sociedade, trazer felicidade e sorrisos em forma de crítica. Para mim, foi importantíssimo interpretar um Jesus, principalmente sendo negro”, completa, Rodrigo.


Repercussão Internacional

A repercussão foi tão grande que o curta também ganhou espaço de exibição fora do país. Em agosto de 2020, “Volta que deu errado” foi selecionado e exibido no Concurso Jovem de Curtas-Metragens do Festival Mostremp, na Catalunha, Espanha. Para esse festival, os alunos tiveram que produzir legendas em espanhol.

“Foi realmente muito divertido legendar em espanhol porque foi um desafio para mim. É um idioma que gosto muito e já tenho o hábito de estudar. Não tinha a menor ideia de que o curta teria tamanha proporção, mas é muito gratificante ver que o trabalho que deu para produzir o curta está valendo a pena”, afirma a ex-aluna da EPSJV, Beatriz Campos.

Assista o curta aqui