Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV visita Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Angola

Objetivo era verificar a possibilidade de elaboração de uma proposta de formação de formadores de ACS.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 17/06/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

As pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) Ana Lúcia Pontes e Vera Joana Bornstein fizeram uma visita exploratória a Angola, de 28 de maio a 14 de junho. O objetivo foi conhecer o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) desenvolvido na província de Luanda para verificar a possibilidade de elaborar uma proposta de formação de formadores de ACS no local. “Precisávamos conhecer a realidade deles, quem são, como trabalham e como funciona o programa. Fizemos várias entrevistas com os agentes, mapeamos o trabalho deles e também apresentamos a Escola Politécnica à Direção Provincial de Saúde de Luanda”, explicou Ana Lúcia.



Elas visitaram seis municípios de Luanda – Cacuaco, Sambizanga, Samba, Viana, Cazenga e Kiamba Kilaxi - para conhecer as áreas de atuação dos ACS na província. Também participaram da visita exploratória, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (Ceará), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultores da Unicef, além dos pesquisadores angolanos da Direção Provincial de Saúde de Luanda e do Unicef. A visita é parte do projeto de pesquisa ‘Agente Comunitário de Saúde Angolano: análise das concepções e práticas em saúde e a formação profissional’, que tem o financiamento da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).



Após a visita, as pesquisadoras da EPSJV irão analisar os dados coletados e verificar a possibilidade de estabelecer a cooperação com Angola. Ainda este ano, o coordenador do Programa de ACS em Luanda deve vir ao Brasil para conhecer a Escola Politécnica.



A demanda pela cooperação internacional surgiu no segundo semestre de 2008, quando estiveram na EPSJV os consultores da Unicef, Antonio Lavor e Miria Lavor, que participaram do processo de implantação do PACS em Luanda. Desde então, forma iniciadas as conversas sobre a possibilidade de participação da Escola Politécnica na formação dos formadores de ACS em Luanda.



A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio tem como uma de suas áreas de atuação o estudo da formação dos Agentes Comunitários de Saúde. Neste sentido, a Escola está oferecendo o curso técnico em ACS, que será concluído em suas três etapas, e participou da elaboração dos referenciais curriculares do curso técnico de ACS, elaborado pelos ministérios da Educação e da Saúde. A EPSJV também produziu a série ‘Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde’, material didático voltado para os professores que fazem a formação dos ACS.