Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV/Fiocruz inicia estudo com egressos do Curso de Qualificação Profissional no Cuidado à Pessoa Idosa

Iniciativa inédita vai identificar a importância da formação para as trajetórias ocupacionais, necessidades de qualificação e desafios para melhores condições de trabalho
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 22/03/2023 13h18 - Atualizado em 22/03/2023 13h28

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou hoje, 22 de março, uma pesquisa inédita com os egressos do curso de Qualificação Profissional no Cuidado à Pessoa Idosa. Intitulada “A importância da qualificação profissional para o cuidado da pessoa idosa: estudo com egressos de um curso para cuidadores”, a pesquisa é coordenada pelos professores-pesquisadores Daniel Groisman e Ronaldo Travassos e incluirá as turmas realizadas entre 2008 e 2019, na EPSJV.

A metodologia prevê a realização de entrevistas por telefone e, em um segundo momento, com alguns grupos focais, de forma presencial, na Escola. A partir das informações coletadas, espera-se identificar a importância do curso para as trajetórias ocupacionais desses trabalhadores, outras necessidades de qualificação que eles identificam, desafios para as suas condições de trabalho enquanto cuidadores e como foi a vivência da pandemia para aqueles que estavam atuando como cuidadores durante o período de emergência sanitária por Covid-19.

Para o professor-pesquisador Daniel Groisman, que coordena o curso, em um contexto em que a demanda por cuidados cresce cada vez mais, o Brasil tem avançado muito pouco na ampliação do acesso a oportunidades de qualificação profissional para as pessoas cuidadoras. “Nesse sentido, a pesquisa tem o potencial para coletar evidências sobre a relevância dessa formação como um componente fundamental para as políticas de cuidado no país. Além disso, o estudo também permitirá identificar demandas por formação continuada, a partir da escuta dos trabalhadores cuidadores, o que pode subsidiar a elaboração de cursos subsequentes à essa formação inicial”, destaca.

A coordenação da pesquisa solicita que os ex-alunos que mudaram de telefone e queiram participar do estudo, enviem uma mensagem para o telefone (21) 96740-9022.