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EPSJV/Fiocruz participa do Congresso Nacional de Educação

No encontro, professores-pesquisadores atuaram na coordenação e como avaliadores de um grupo de trabalho e irão compor o corpo editorial de um e-book sobre Educação Profissional e Tecnológica
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 03/11/2022 13h48 - Atualizado em 03/11/2022 14h14

Professores-pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) participaram, de 13 a 15 de outubro, do VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu), em Maceió (AL). No encontro, a professora-pesquisadora Flávia Coelho apresentou quatro trabalhos, sendo um em forma de resumo expandido para pôster e três em forma de artigo completo para a comunicação oral.

Desses três artigos completos, dois foram de duas ex-alunas do ensino médio, da habilitação de Biotecnologia. Por ter sido orientadora das jovens, que se formaram no início de 2022, Flávia apresentou o trabalho de Taís Paixão sobre “Transferência placentária de imunoglobulinas: modelos táteis como estratégia didática inclusiva”, orientado junto com o professor Paulo Stephens do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); e de Ana Beatriz Andrade sobre o “O emprego do lúdico como estratégia de ensino em disciplinas da área da saúde”, orientado junto com a professora-pesquisadora Fernanda Bottino. “Já o outro, elaborado junto com as professoras Daiana Chagas e Mônica Murito, foi sobre a experiência da aplicação de um jogo elaborado pelos professores do Eixo Trabalho (da Introdução à Educação Politécnica – IEP), nas turmas de Análises Clínicas”, disse, acrescentando que o quarto trabalho, na modalidade de pôster, foi sobre uma pesquisa sobre imagens da ciência e do cientista na percepção dos alunos do ensino médio, feita por ela e mais dois professores da EPSJV – Marcus Vinicius Pedroza e Marco Antônio Santos.

Flávia também fez parte da comissão científica do evento e atuou como coordenadora das apresentações de pôsteres referentes ao GT de Educação e Relações Étnico-Raciais e como coordenadora do GT de Educação Profissional e Tecnológica. Este último, inclusive, contou com a participação (de forma remota) como avaliadores dos também professores-pesquisadores da Escola Politécnica, Ana Lúcia Soutto Mayor, Bianca Leandro, Cynthia Dias, Fernanda Bottino, Ingrid D’avilla, Leandro Medrado, Paulea Zaquini, Renata Reis, Tainah Galdino e Tiago Savignon.

“Tive o prazer de trabalhar em parceria com excelentes profissionais da EPSJV e agora faremos parte do corpo editorial de um e-book, que será criado sobre a temática desse GT”, contou Flávia, adiantando que o e-book irá reunir uma coletânea de artigos da área com as diferentes experiências na formação de trabalhadores e reflexões sobre desafios enfrentados. 

Para ela, além da troca de experiências sobre o desenvolvimento de materiais didáticos, foi um grande aprendizado participar de todo processo antes e durante o evento. “Tive a oportunidade de conhecer muitos trabalhos desenvolvidos na área da educação e saber que nos Institutos Federais (IFs) de diversos estados do Brasil a concepção politécnica está inserida em seus processos educativos e que utilizam como referência os textos de autores da EPSJV”, ressaltou.