Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV/Fiocruz recebe Pré-conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

O evento é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde e tem o objetivo de agregar a população brasileira na construção de propostas para um envelhecimento digno e saudável
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/03/2023 13h02 - Atualizado em 29/03/2023 13h10

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) irá sediar, no dia 27 de maio, uma das etapas da Pré-conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. Com o tema “Envelhecimento e Saúde: Em defesa do SUS e da democracia”, o evento é preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) e tem o objetivo de agregar a população brasileira na construção de propostas para um envelhecimento digno e saudável. A iniciativa é uma parceria da Escola Politécnica com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e a Frente pela Vida.

Para o professor-pesquisador da EPSJV, Daniel Groisman, que coordena o evento pela Fiocruz com o também professor-pesquisador da Escola, Ronaldo Travassos, e com a pesquisadora do Icict/Fiocruz, Dalia Romero, o Brasil retrocedeu, nos últimos anos, em relação às políticas voltadas para a promoção da saúde e proteção aos direitos da pessoa idosa. Ao mesmo tempo, segundo Groisman, a sociedade está cada vez mais envelhecida. “Então, estamos em um momento extremamente desafiador, no qual nunca foi tão urgente avançarmos nas políticas públicas para as gerações que envelhecem. É difícil acreditar que, quase 30 anos após a criação da Política Nacional do Idoso, a gente ainda não tenha avançado, por exemplo, nas políticas de cuidado para as pessoas idosas com maior dependência”, aponta.

Nesse cenário, Groisman destaca que o envelhecimento é transversal à toda a população brasileira. “Envolve a população já idosa, as famílias com idosos, os idosos sem família, os trabalhadores e militantes do tema e também as gerações mais jovens, que um dia também envelhecerão. Assim, esse evento representa uma oportunidade para pessoas de todas as idades, raças, gêneros, da cidade e do campo, de todas as regiões do país, para que possamos encaminhar propostas e eleger delegados para participarem da 17ª Conferência Nacional de Saúde”, ressalta.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.  

Pré-conferência Livre, Democrática e Popular 

Data: 27 de maio de 2023 (sábado), das 9h30 às 16h30

Local: Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Endereço: Acesso pela Av. Brasil 4365 ou pela Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Manguinhos. Rio de Janeiro - RJ

Modalidade: Híbrido (presencial e online através do aplicativo Zoom)

Inscreva-se aqui.