Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica completa 36 anos

Evento virtual de comemoração do aniversário da EPSJV contou com a posse dos novos coordenadores de laboratórios e uma apresentação musical
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 25/08/2021 12h06 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) celebrou, no dia 19 de agosto, 36 anos de existência. A comemoração foi realizada em um evento virtual, que teve a posse dos novos coordenadores de laboratórios da Escola e uma apresentação musical da cantora, instrumentista, poeta e integrante do Grupo Moça Prosa, Jack Rocha. “Estamos aqui para comemorar a existência e resistência da nossa escola, que nesses anos de construção e reinvenção permanente de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) contra- hegemônico, também tem se reinventado pedagógica e afetivamente para atravessar esses tempos tão difíceis”, ressaltou a vice-diretora de Gestão da EPSJV, Raquel Moratori.

Anamaria Corbo, diretora da Escola, ressaltou que a EPSJV luta por uma formação dos trabalhadores técnicos em saúde que dialoga com as circunstâncias societárias atuais e, deixando explícita a sua concepção de mundo, compreende que o trabalhador se educa no conflito e na contradição. “A aquisição, pela classe trabalhadora, dos saberes elaborados pela humanidade serve de instrumento para a luta contra a divisão social do trabalho e da dominação", destacou.

Representando os novos coordenadores, a professora-pesquisadora Ana Reis destacou os 36 anos de compromisso público da EPSJV com a formação de trabalhadores, jovens e adultos, da educação básica e profissional e da pós-graduação. “Indissociável à formação, a pesquisa, tanto na produção de saberes e conhecimento, como na relação com a educação como princípio educativo, também se mantém presente ao longo desses 36 anos. E são nesses encontros entre o ensino e a pesquisa que novas frentes foram se consolidando na escola”, afirmou. E acrescentou: “Hoje, também somos reconhecidos pelo trabalho de comunicação e informação e cooperação nacional e internacional”.

Ana falou ainda sobre o compromisso dos novos coordenadores: “Nos comprometemos com a manutenção do diálogo aberto e franco, considerando todas as frentes da escola, com muito respeito e escuta atenta a cada trabalhador. São muitos desafios e muito trabalho, mas também será um tempo de muitas realizações”.

O evento teve ainda homenagens para Cristina Morel, professora-pesquisadora que se aposenta neste ano, e para Ana Margarida Campello, professora-pesquisadora que faleceu em 2020.

Os coordenadores de laboratórios eleitos, que ficarão no cargo por dois anos, são: Alda Lacerda, Ana Reis, Alexandre Moreno, Edilene Pereira, Etélcia Molinaro, Márcia Valéria Morosini, Letícia Batista, Paulea Zaquini e Marco Antônio Carvalho.

Assista ao evento na íntegra.