A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) deu início, entre os dias 25 e 29 de agosto, nas cidades de Manaus (AM), Goiânia (GO) e Curitiba (PR), às primeiras turmas do Curso de Atualização Profissional para Tutores de Apoio à Aprendizagem que integra o Projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no Sistema Único de Saúde (EdProfSUS). O projeto tem a coordenação da EPSJV e é executado por meio de recursos de um Termo de Execução Descentralizado (TED) com a Secretaria da Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com 42 Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), além de outras Instituições de Ensino das cinco regiões brasileiras.
Assim como a primeira etapa do EdProfSUS, realizada no Rio de Janeiro (RJ), em abril de 2025, quando houve a formação dos Tutores de apoio à Docência, o Curso de Atualização Profissional funciona de forma híbrida e tem como objetivo formar os Tutores de Apoio à Aprendizagem que serão responsáveis pela formação de 30 turmas do Curso de Especialização em Preceptoria para Educação Profissional e Saúde com ênfase na Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
Na imersão de cinco dias do Curso de Atualização, foram ministradas aulas que destacaram o território, o trabalho e a educação em saúde, e políticas voltadas a redes de Atenção à Saúde. Grácia Gondim, coordenadora geral do EdProfSUS, destacou os principais benefícios da imersão presencial do curso. “A ideia é que as pessoas do Acre, Rondônia, Roraima, Pará, possam dialogar sobre o mesmo tema, mas sobre prismas singulares dos seus territórios”, observou.
Lesly Abastoflor, assistente social da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e tutora, que participou da turma de Goiânia (GO), a troca entre os participantes é um ponto forte da imersão. “Ter acesso a outros profissionais como eu, em outras áreas de atuação, e com essa atuação interprofissional, nos ajuda a entender um pouco dos territórios. Então, durante as apresentações, fizemos muitas discussões de caso e percebemos algumas realidades muito próximas”, disse.
Fortalecimento do SUS
Grácia explicou que um dos objetivos principais do EdProfSUS é fortalecer o Sistema Único de Saúde, por meio da Atenção à Saúde Primária, por isso, o projeto é pensado de forma horizontal e dialogada. No Curso de Atualização para Tutores de Apoio à Aprendizagem, o diálogo se traduz na formação em rede, com os Tutores de apoio à Docência (TADs), formados em abril no Rio de Janeiro (RJ), sendo responsáveis por formar os Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAAs). “O grande resultado é fortalecer a capacidade local para a formação de pessoas, fortalecendo os recursos humanos do ponto de vista de formular processos formativos e esses processos serem mais compatíveis com as necessidades locais”, destaca a coordenadora.
Lesly destacou que uma parte importante dessa integração é o trabalho de campo, principalmente na aproximação entre os alunos e o território. “A gente que está na área da tutoria, é frequente passar por formações pedagógicas e a gente percebe que o cenário vem mudando. Essa imersão trouxe uma coisa que eu achei muito legal, além da integração e tudo que deve existir de caráter pedagógico, que foi o trabalho no campo”, completou.
Territorialização
Como parte da proposta de territorialização do curso, durante a imersão os alunos visitaram Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios nos quais a formação foi realizada para realizar diversas atividades. “Uma tarefa que nós fazemos é o acompanhamento desses futuros tutores no sentido do desenvolvimento de um plano de ação. Porque nós acompanhamos uma atividade que é a atividade da territorialização, na qual eles aplicam fases da pedagogia do território e tem como objetivo fazer um diagnóstico situacional, identificar problemas e descrever um plano de intervenção frente a esses problemas”, explicou Kely Almeida, umas das Tutoras de Docência. Grácia completa: “O SUS é um sistema de saúde de base territorial. Então, na teoria, todos os profissionais das equipes de Atenção Primária e da Vigilância em Saúde deveriam ir ao território. Porque é lá onde eles vão, de fato, compreender as condições de vida e a situação de saúde daquela população”.
Até o fim do mês de setembro de 2025, a imersão presencial do Curso de Atualização Profissional para Tutores de Apoio à Aprendizagem será realizada nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). “O objetivo é que essa especialização fortaleça a capacidade do Sistema Único de Saúde de formar sua força de trabalho, sem, necessariamente, os trabalhadores precisarem se deslocar para os grandes centros urbanos para se qualificarem”, ressaltou Grácia.
A próxima fase do programa é o curso de Preceptoria para Educação Profissional e Saúde com ênfase na Atenção Primária e Vigilância em Saúde, que tem previsão de início em setembro de 2025. Com duração de oito meses, o curso segue o mesmo modelo dos dois anteriores, com a imersão presencial e a aulas on-line, que incluem atividades síncronas e assíncronas.