Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica cria Poli Escuta

Projeto oferece apoio e escuta acolhedora aos estudantes que apresentam dificuldades para lidar com questões de sofrimento ou que venham a interferir no processo educativo
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 28/04/2022 13h14 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) criou, neste mês de abril, o projeto Poli Escuta. O objetivo da iniciativa é oferecer apoio e escuta acolhedora aos estudantes que apresentam dificuldades para lidar com questões que possam ser potencialmente causadoras de sofrimento ou que venham a interferir em seus processos educativos.  “Nossa equipe busca traçar estratégias de atendimento e acompanhamento pautadas na ética, no cuidado e na atenção à saúde dos estudantes, respeitando suas subjetividades e construção das suas identidades cidadãs”, destaca a professora-pesquisadora e responsável pelo projeto, Marilda Moreira.

Marilda conta que a ideia do projeto veio da experiência semelhante que ela teve, nos anos de 2020 e 2021, no Centro de Apoio ao Discente da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz. “Tínhamos muitos alunos que solicitavam o serviço com questões de sofrimento, de ansiedade e angústias relacionados ao processo formativo”, lembra.

A professora-pesquisadora destaca que as conversas serão sigilosas e que os estudantes podem se sentir à vontade para procurar o serviço. “Deixamos claro também que temos o cuidado em nossa escuta para que não tenhamos nenhuma expressão de julgamento e preconceito, porque entendemos que esses jovens são pessoas que estão não só em processo formativo, mas também em um processo de construção da identidade”, acrescenta. Ela explica ainda que poderão ser usadas as chamadas Práticas Integrativas para que esses jovens possam se expressar através de imagens e outras construções simbólicas.

Marilda também ressalta a importância do Poli Escuta: “Queremos que esses estudantes tenham suas angústias e sofrimentos reconhecidos como legítimos. Junto com esses jovens, vamos somar esforços para que eles tenham maior possibilidade de enfrentamento a essas questões. Caso precise, indicaremos, em situações específicas, acompanhamento psicológico ou de outra natureza”.

Os atendimentos do Poli Escuta serão realizados com agendamento prévio. Os estudantes podem marcar uma conversa com a Marilda pelo e-mail: poliescuta.epsjv@fiocruz.br.