Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica de Saúde lança cinco novos livros

Publicações estão disponíveis gratuitamente no site da EPSJV.   
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 18/03/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) lançou no mês de fevereiro cinco novos livros que discutem políticas de saúde, educação e trabalho. Todas as publicações já estão disponíveis gratuitamente no site da EPSJV.



O livro ‘Temas de ensino médio: política, ciência e cultura’ nasceu a partir de um projeto de pesquisa da EPSJV e busca refletir sobre a questão da formação do trabalhador da saúde, além de colaborar para a elaboração de uma proposta curricular atenta às exigências de uma formação qualificada e transformadora desse trabalhador. A obra traz uma coletânea de artigos que discutem desde questões ligadas a disciplinas escolares, como o ensino de ciências e educação musical, além de filosofia, até análises sobre o conceito de escola unitária de Gramsci e debates sobre indústria cultural, Estado de Bem-Estar Social e saúde global.



Caderno de Debates 3 traz as sínteses e a edição dos debates do Seminário 'Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS', que contou com a participação de importantes intelectuais brasileiros como Emir Sader, Sonia Fleury, Ligia Bahia, Virgínia Fontes e Jairnilson Paim, entre muitos outros. O livro busca contribuir para o desenvolvimento das políticas de saúde e suas relações com a formação profissional em uma perspectiva politécnica e emancipatória. Saúde e sociedade, relação entre trabalho e educação na saúde e reforma sanitária brasileira foram alguns dos temas discutidos no seminário e que estão presentes na publicação.



O livro ‘Crítica da Imagem e educação: reflexões sobre a contemporaneidade’ traz um conjunto de textos divididos em blocos temáticos que abordam a crise civilizatória; teoria crítica, movimentos sociais e educação; experiências pedagógicas com audiovisual; e análises de filmes. Os artigos do livro buscam responder questões sobre como articular a crítica da imagem à crítica da sociedade do capital e como potencializar o uso do cinema e da produção audiovisual no espaço escolar.



Divulgação científica



Anualmente, a EPSJV lança novos volumes das séries ‘Estudos de Politecnia e Saúde’ e ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’.



Com o objetivo de contribuir para a divulgação científica das pesquisas realizadas pelos profissionais da EPSJV, ‘Estudos de Politecnia e Saúde’ chega ao seu quarto volume com artigos que trazem reflexões teóricas — como a relação entre politecnia e os conceitos de trabalho e luta de classes em Marx e a idéia de educação desinteressada em Gramsci; resultados de pesquisas — por exemplo, sobre o trabalho e a qualificação dos agentes comunitários de saúde; e relatos e análises geradas a partir de experiências pedagógicas da EPSJV — como a disciplina de audiovisual e a formação de cuidadores de idosos.



O quinto volume da série ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’ traz uma coletânea de artigos originados das monografias de conclusão de curso defendidas por alunos da EPSJV. A publicação reflete a produção científica dos alunos da Escola, que se desenvolve de forma articulada ao ensino, por meio do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), que tem como culminância a elaboração e defesa de uma monografia. Neste volume, há textos que abordam temas como a relação entre matemática e arte, a influência dos games no comportamento dos jovens, a relação entre saúde e geografia e o uso do bom humor no cuidado à saúde, a partir da experiência do grupo Doutores da Alegria.