Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica inicia cooperação com a Secretaria de Saúde de Belém

Iniciativa engloba formação docente e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 06/04/2022 13h15 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) deu início, em março deste ano, às ações de uma cooperação técnico-científica firmada com a Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), no Pará. Fruto do acordo, cerca de 25 pessoas realizam, desde 1º de abril, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, o EdpopSUS, na Ilha do Mosqueiro. Ao todo, serão 200 educandos, dentre eles, trabalhadores das equipes multiprofissionais de saúde, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais do município, divididos em oito turmas com início ainda em 2022 e em 2023. Anteriormente, também foi realizada uma formação para os docentes que, hoje, atuam no curso. 

O projeto, em nível nacional, é coordenado pelas professoras-pesquisadoras da EPSJV, Vera Joana Bornstein e Márcia Lopes. Para Vera Joana, a assinatura desse termo de cooperação, que foi publicado, em março de 2022, no Diário Oficial da União, significa, por um lado, um reconhecimento da importância da Educação Popular no trabalho da Atenção Primária e do significado desse curso na formação dos trabalhadores da saúde e das lideranças comunitárias. “Por outro lado, para a Escola Politécnica, esta é uma oportunidade de dar continuidade a um projeto nacional, mesmo sem um financiamento específico para tal”, garante. 

Para o assessor da Vice-direção de Ensino e Informação da EPSJV, Rafael Bilio, a importância da cooperação está na institucionalização dessas parcerias. “Com o recrudescimento orçamentário que a Atenção Básica vem sofrendo nos últimos anos, é muito importante para a Estratégia Saúde da Família darmos corpo e materialidade a essas ações”, destaca. 

Em 2017, já haviam sido realizadas três turmas do EdpopSUS no município de Belém (PA), porém, essas turmas estavam em um projeto finalizado em 2019. Devido aos resultados alcançados, a Prefeitura de Belém, em conjunto com a EPSJV, se comprometeu a alocar, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais, à disposição da cooperação firmada. Além de disponibilizar o material didático, a Escola Politécnica supervisiona, acompanha e avalia tanto a formação docente, quanto o curso, além de certificar os educandos. A Sesma, por sua vez, executa, supervisiona, acompanha e avalia o curso, além de disponibilizar a estrutura física e selecionar os educandos, dentre outras atividades.

Feliciano Marques, que participou da formação docente em 2021 e atualmente é um dos docentes do Edpopsus e referência técnica em Doenças Crônicas não Transmissíveis, afirma que tem sido gratificante estar envolvido na metodologia da Educação Popular em Saúde. Segundo ele, a partir do curso, aprendeu-se a observar e entender a história política e social da comunidade e como tudo isso afeta a forma como o usuário acessa às redes de saúde. “Se ele não gosta de medicamentos ’tradicionais’, trazemos a farmácia nativa. Podemos conversar, ajustar aos poucos e, se necessário, utilizar o medicamento ’tradicional’, porém, respeitando seu tempo e sua assimilação, sem comprometer sua saúde”, destaca. 

Para Juliana Porto, gestora do projeto pela Secretaria de Saúde de Belém e referência técnica em Educação Popular em Saúde, a parceria fortalece a confiança dos trabalhadores da Atenção Básica nos gestores e também com a comunidade. “É um caminhar alinhado com o objetivo de reestabelecer a audaciosa meta de 100% de cobertura de Saúde da Família no território, valorizando as Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, com processos de trabalho em gestão participativa e, sobretudo, amorosidade”, conclui.

Desde o início de 2022, também tem acontecido a formação de oito turmas do curso, em Imperatriz, no Maranhão, em parceria com a Escola de Saúde Pública vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. Na região de São João dos Patos (MA), a formação docente foi realizada em março de 2022, com a participação de nove municípios da região. Ainda para o primeiro semestre de 2022, estão previstas onze turmas, com trinta educandos em cada, totalizando 330 educandos nessa região.

tópicos:

Comentários

É de suma importância o curso de aperfeiçoamento EdpopSUS, pois, oferece a oportunidade para integração do sistema de saúde à educadores e educandos e principalmente a parcela da população que mais precisa.