Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica oferece curso para o hospital da UnB

Especialização Técnica em Gestão Hospitalar capacitará trabalhadores para intervir no funcionamento do hospital.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 12/05/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) inicia na próxima sexta-feira, dia 15, o Curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar para trabalhadores do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A iniciativa tem a parceria do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), em Recife (PE), e a Diretoria Regional de Brasília (Direb). Ao final do curso, em maio de 2010, os alunos receberão certificados de especialistas técnicos em gestão hospitalar.



O curso, que é financiado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), terá a participação de 50 trabalhadores de nível médio e superior de vários setores do HUB e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do desempenho de funções técnicas e gerenciais desses funcionários. “Os trabalhadores serão capacitados para intervir na forma de funcionamento do hospital para que isso possa ter impacto na qualidade da assistência oferecida”, explica Simone Ferreira, uma das coordenadoras do curso.



Com carga horária de 330 horas, o curso foi organizado em cinco eixos temáticos: Políticas Públicas e Sistema de Saúde no Brasil; Processo de Trabalho em Organizações Hospitalares; Administração dos Serviços Hospitalares; Gestão e Planejamento em Saúde e Iniciação ao Trabalho Científico. O Curso de Especialização Técnica em Gestão Hospitalar já é ministrado na EPSJV, mas, para as aulas em Brasília, foram incluídas quatro novas disciplinas – Controle Social e Movimentos Sociais, Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), Biossegurança, Regulação em Saúde, Gestão do Cuidado e Qualidade da Assistência e Elaboração de Projeto de Pesquisa. “As alterações foram feitas para acompanhar as mudanças e incorporar as novidades da área de gestão, além de incluir a atualização das políticas do SUS”, diz Simone.



As aulas serão ministradas por professores da EPSJV, CPqAM e Direb. Ao final do curso, cada grupo de alunos terá elaborado um plano de intervenção para o setor em que trabalha no HUB e, após o encerramento das aulas, serão realizados encontros de orientação para a execução do plano de intervenção.

Comentários

gostaria de saber como consigo me matricular no curso gestão hospitalar. pode me enformar por favor