Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica qualifica bioteristas do Uruguai

Ação de cooperação internacional da instituição vai oferecer Curso de Atualização em Biossegurança em Biotérios para profissionais uruguaios
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 07/07/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promove de 12 a 15 julho o Curso de Atualização em Biossegurança em Biotérios na Faculdade de Veterinária da Universidade da República Uruguaia. A ação de cooperação internacional será realizada em parceria com o Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) da Fiocruz.



A demanda pela realização do curso no Uruguai partiu da Associação Uruguaia de Ciência e Tecnologia de Animais de Laboratório. A turma será formada por 30 bioteristas de diversas localidades do Uruguai. “Nosso curso é referência na América Latina pela qualidade. Além disso, o curso é necessário para atualização de todo profissional que trabalha em biotérios (locais onde são criados e mantidos animais de laboratório)”, diz a professora-pesquisadora da EPSJV, Etelcia Molinaro, que coordena o curso juntamente com Silvio Valle (EPSJV) e Joel Majerowicz (Cecal).



As aulas no Uruguai serão ministradas por professores da EPSJV e do Cecal. O conteúdo das aulas é o mesmo do curso realizado anualmente na sede da EPSJV. “Todos os anos recebemos alunos de outros países, principalmente da América Latina, para fazer o curso na EPSJV. Por isso, surgiu essa demanda de fazer o curso em outro país”, explica Etelcia.



O curso tem carga horária de 30 horas e inclui conteúdos como conceitos fundamentais em biotérios, biossegurança em animais de laboratório, regulamentação para o uso de animais de laboratório, riscos químicos, descarte de resíduos, emergências em biotérios e bioética, entre outros temas.