Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica realiza missão a Moçambique

Ação de cooperação técnica prevê a criação de um Instituto Médio Politécnico de Saúde no país africano
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 10/03/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Uma missão da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) esteve em Moçambique de 2 a 6 de março para dar continuidade à cooperação técnica com o Ministério da Saúde daquele país (Misau) para a reestruturação do Centro Regional do Desenvolvimento Sanitário (CRDS), em Maputo, que deve se transformar em Instituto Médio Politécnico de Saúde (Imeps). Participaram da missão a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, Isabel Brasil, e a coordenadora de Cooperação Internacional da Escola, Anamaria Corbo. A missão também incluiu uma equipe da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para tratar da implantação de cursos de educação à distância no CRDS e representantes de Farmanguinhos e da Presidência para verificar a possibilidade de instalar farmácias populares em Moçambique.



O grupo se reuniu com representantes da Direção Nacional de Recursos Humanos (DNRH) do Ministério e do CRDS e fez visitas ao Centro de Manutenção e ao Centro de Abastecimento do Misau. “A proposta do Ministério é transformar o Centro Regional em uma instituição que desenvolva atividades de ensino e pesquisa na área de formação de técnicos médios e formação continuada, transformando-se em referência para o acompanhamento e a formulação conjunta de propostas curriculares, planos de curso, formação docente e material didático para esse nível de formação”, explica Anamaria.



Segundo a coordenadora de Cooperação Internacional, o objetivo é que o futuro Imeps se torne referência também para a formação desenvolvida pelas 14 escolas técnicas das províncias do país. Durante a missão, houve ainda a revisão do estatuto orgânico e do regulamento de ensino do Imeps, foram definidas as propostas de formação para melhorar a capacidade de gestão do Ministério nos seus centros de abastecimento e manutenção, além de serem apontadas outras áreas de prioridade para a formação de técnicos em saúde.



A cooperação técnica internacional entre a EPSJV e Moçambique foi iniciada em novembro de 2007, quando uma missão do país africano esteve na Escola para conhecer o trabalho desenvolvido na instituição. “As iniciativas de cooperação técnica nos permitem difundir nosso projeto de escola com todos os princípios do que é uma escola politécnica. Além disso, como todos os nossos projetos são baseados na parceria, também nos permitem aprender com a realidade de outros países”, destaca Isabel.



Cursos



De acordo com o plano de trabalho elaborado, serão implantados no instituto de Moçambique cursos nas áreas de Vigilância em Saúde, Administração e Gestão em Saúde e Gestão e Manutenção de Equipamentos em Saúde. Em junho deste ano, uma nova missão da EPSJV deve ir ao país para ajudar a elaborar a proposta de formação do técnico de nível médio e de formação continuada na área de Vigilância em Saúde – Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária, Saúde do Trabalhador do Campo e da Cidade. A previsão é que esses cursos estejam implantados no Imeps no primeiro semestre de 2010.



No segundo semestre de 2009, será a vez de uma nova missão da EPSJV voltar a Moçambique para contribuir com a proposta de cursos na área de Administração e Gestão em Saúde, com ênfase na Gestão de Serviços de Saúde. Esses cursos também devem ser iniciados no primeiro semestre de 2010.



Serão implantados ainda cursos nas áreas de Gestão e Manutenção de Equipamentos em Saúde.  Para dar conta dessa cooperação, a EPSJV promoverá um curso para seus professores-pesquisadores que são potenciais docentes deste curso em Moçambique, no segundo semestre de 2011.



A cooperação técnica entre a EPSJV e o Ministério da Saúde de Moçambique inclui ainda a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), do estatuto e do regulamento de ensino do Imeps, que será inaugurado em 31 de julho deste ano. A revisão do estatuto deve ser concluída até o fim de março e sua aprovação está prevista para abril deste ano. O regulamento de ensino deve ser elaborado até o fim de maio e ser aprovado até o final de junho de 2009. Já para a elaboração de uma versão preliminar do PPP, será organizada uma nova missão a Moçambique no segundo semestre de 2009. A previsão é que o documento esteja pronto no primeiro semestre de 2010.