Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Especialização Técnica em Radioterapia para o SUS

Curso coordenado pela EPSJV, em parceria com a SGTES e o Inca, vai capacitar 160 profissionais técnicos em Radiologia na área de Radioterapia em todo o país
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 22/02/2017 12h37 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), está coordenando um projeto para a especialização em radioterapia de profissionais técnicos em Radiologia em todo o país. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) – Brasil 2011-2022, do Ministério da Saúde.

O Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares será oferecido para trabalhadores do SUS vinculados aos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que integram o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 931, de 10 de maio de 2012. O plano tem como objetivo articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS.

A formação está prevista para iniciar em maio de 2017 e concluir em novembro de 2018, quando serão formados 160 profissionais de todo o país. As aulas teóricas presenciais ocorrerão nas Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), indicadas pela SGTES/MS.

O técnico em Radiologia, especializado em Radioterapia, é um profissional fundamental para o funcionamento do serviço, pois é responsável desde a aquisição das imagens radiológicas para planejamento até a aplicação das radiações ionizantes no paciente. Segundo o coordenador geral do curso e professor da EPSJV, Alexandre Moreno, a demanda por esse tipo de profissional é alta, pois, segundo a regulamentação da profissão, sua carga horária máxima de trabalho semanal é de 24 horas. “E, de acordo com as práticas internacionais, recomenda-se a utilização de dois profissionais por equipamento em cada turno de trabalho para que sejam observadas todas as regras de segurança na aplicação das radiações ionizantes durante o tratamento dos pacientes, além da Resolução nº13, de 22 de outubro de 2009, do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), que exige a especialização em Radioterapia para os técnicos em Radiologia”, explica Alexandre, acrescentando que para a utilização adequada dos 80 aceleradores lineares, previstos no Plano de Expansão de Radioterapia para o SUS, serão necessários 480 técnicos em Radiologia especialistas em Radioterapia. O acelerador linear é um equipamento utilizado na Radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para eliminar os tumores cancerígenos.

Os 160 profissionais técnicos que participarão do curso serão indicados pelos Cacon’s e Unacon’s que fazem parte do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, conforme a implantação dos novos aceleradores lineares utilizados para o tratamento dos pacientes oncológicos. Os alunos serão divididos em cinco turmas e a primeira delas terá início no dia 22 de maio, no Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo (Cefor-SP), em São Paulo (SP), com profissionais de diversos estados.

Os alunos serão divididos em cinco turmas que terão início entre maio de 2017 e abril de 2018. A primeira turma deve ser concluída em novembro de 2017 e a última em novembro de 2018. As turmas serão realizadas nas ETSUS parceiras - Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo (Cefor-SP), em São Paulo (SP), que terá duas turmas; Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS-BA), em Salvador (BA); Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), em Fortaleza (CE); e Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha (Cefor-RH-PR), em Curitiba (PR).

Curso

A especialização é composta por três eixos – Ciência, Saúde e Trabalho, totalizando 900 horas de formação. Todos os eixos incluem a parte teórica, estágio supervisionado ou prática profissional e atividades online. A parte teórica acontecerá durante duas semanas consecutivas, em três períodos, em uma das ETSUS parceiras, seguidas do estágio ou prática profissional e das atividades online. “As atividades de dispersão visam à construção de conhecimento por meio da aprendizagem online dos estudos teóricos abordados nos eixos”, explica Sérgio Ricardo de Oliveira, professor da EPSJV e subcoordenador do Eixo I.

As atividades online serão realizadas por meio de uma plataforma virtual desenvolvida e disponibilizada pelo Inca. Na plataforma serão disponibilizados, semanalmente, materiais didáticos com a finalidade de complementar os conhecimentos teóricos desenvolvidos no curso, além de animações, simulações e vídeos que mostram algumas aplicações no campo da radioterapia. Também está prevista a criação de um espaço de fórum para que os alunos discutam sobre temas relacionados aos conhecimentos teóricos do eixo correspondente.

No período online, os alunos também serão estimulados a produzir resenhas e resumos de textos, resolução de problemas a partir de estudos de casos, fichamento de documentos, pesquisas e análises diversas. As atividades online serão acompanhadas pelo coordenador geral do curso e pelo subcoordenador do eixo correspondente.

A etapa do estágio ou prática profissional será realizada, preferencialmente, nos Cacon’s, da Rede de Assistência Oncológica do SUS, que já possuem aceleradores lineares e façam parte do Plano de Expansão. “O Ministério da Saúde adquiriu 80 aceleradores lineares, que estão sendo distribuídos por todo o país, com o objetivo de aumentar os atendimentos de pacientes com câncer e reduzir os vazios assistenciais regionais”, diz Virgilio Magalde de Azevedo, professor da EPSJV e subcoordenador do Eixo II, acrescentando que, dos 80 novos equipamentos, 41 serão para a criação de novos serviços de radioterapia e 39 para ampliação de serviços já existentes em hospitais habilitados pelo SUS. Mais informações sobre o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.

O corpo docente do curso é formado por multiplicadores capacitados pelo Inca, no Curso de Capacitação para a Formação de Multiplicadores de Técnicos Especializados em Radioterapia, profissionais da EPSJV e do INCA e especialistas na área de Radioterapia. Além das ETSUS, também participam desse projeto de formação os hospitais Aristides Maltez (BA), Erasto Gaertner (PR), Santa Marcelina (SP), ICESP (SP) e Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS). Esses hospitais indicaram profissionais que fizeram o Curso de Multiplicadores para compor o corpo docente da Especialização em Radioterapia.

Comentários

Gostaria de saber quem pode fazer o curso

Gostaria de saber se existe projetos para realização deste curso em Belém do Para em especial para os profissionais que trabalham no Hospital Ophir Loyola visto que poucos possuem o curso que será ofertado. A distancia dos grandes centros é o principal impedimento.

TENHO INTERESSE EME PARTICIPAR DO CURSO

Boa noite .. gostaria de saber quem pode concorrer a vaga,sou formada e tenho muito interesse nessa área

Bom dia ! Gostaria de participar do curso, como posso fazer ?

Olá, como faz para participar do curso? tenho interesse.

estou muito interessado e gostaria de saber como eu faço pra participar desse curso?

Boa Noite! também tenho interesse na especialização.

Boa tarde! tenho interesse em me especializar,como faço para participar?

Sou graduado em radiologia, estou na cidade de Itabuna BA, onde tomei conhecimento de que vai ser implantado um desses aceleradores Linea. Gostaria de saber, como posso me candidatar a esse curso. Grato. Obrigado e no aguardo do retorno.

Tenho interesse em participar. Como posso me inscrever para o final de 2017?

Gostaria de participar do curso

gostaria de saber sobre o curso e gostaria de fazer o curso.

Gostaria de fazer o curso. Moro em São paulo, onde e como posso faze-lo o.

Gostaria de fazer parte integrante destes alunos, que irão receber a importante oportunidade de se especializar nesta área.

Boa tarde, Tenho interesse em participar deste curso de especialização, é uma grande oportunidade de aprendizado. Agradeço atenção.

Gostaria de participar do curso, têm que ser formado nessa área ?

Gostaria de me qualificar e fazer parte desta turma.

Olá gostaria de saber se possui curso de especialização para técnico em radiogia , na cidade de Curitiba Especialização para qualquer área para técnico de radiologia....

Boa Noite! Gostaria de mais informação sobre a especialização em Radioterapia ou qualificação pós técnico. Possuo Graduação em Tecnólogo em Radiologia e formação técnica em Radiologia e busco uma pós graduação ou qualificação nessa área. No estado de Pernambuco infelizmente nenhuma instituição se dispôs a abrir vaga para esse modalidade, por isso caso tenha disponível a distância estou muito interessada.

Bom dia vou terminar meu curso de Radiologia Medica ano que vem , e gostaria muito de me especializar em radioterapia moro em Maua SP quero saber onde posso me escrever para fazer a especialização

Boa tarde gostaria de participa dessa especialização, moro no juazeiro do norte no interior do ceara. Como posso participa?

Bom dia tenho formação superior em Tecnólogo em Radiologia formada em 2014, fazendo pós em Anatomia e Fisiologia Humana conclusão em 2018 gostaria de participar da próxima turma, como devo fazer minha inscrição. obrigado e no aguardo.

boa noite queria muito fazer parte da proxima turma queria saber como faco para fazer essa especializacao com vcs sou formada desde de 2005 sou do Rio de Janeiro tel (21) 964213264

Gostaria de me inscrever no curso como faço ??

Tenho muito interesse em participar, por favor mandem-me informações!

quero muito participar, já procurei essa especialização e n acho em lugar nem um, como é o procedimento para a inscrição?

gostaria de informaçao de como e de quem pode participar. e qual data de inscr para 2018.

Gostaria de saber se haverá mais oportunidade pra participar deste curso????

gostaria de receber informaçoes sobre este curso

Gostaria de receber informação sobre o curso de radioterapia,como:data,quem pode fazer o curso etc? Técnicos que ainda não foram inseridos no mercado de trabalho podem fazer esse curso?

Sou tecnóloga, e resido em salvador, tenho interesse em participar do curso. Como consigo? Aguardo retorno.

Boa noite....sou tecnica em radiologia Mi interesso faze esse curso....como faço pra mi inscrever?

Olá! Tenho o curso de Técnico em Radiologia e meu objetivo é fazer uma especialização em Radioterapia. Gostaria de saber como faço para fazer essa especialização com vocês. Grata!!

Olá, Tenho interesse em fazer este curso, ainda existe vagas? Como faço para me inscrever? Aguardo retorno, Grata! Rafaela (19) 98122-6625

Vocês indicariam no estado de SP, alguma escola para fazer está especialização em radioterapia para quem ainda não trabalha na área? Desde já agradeço! Aguardo retorno, Rafaela (19) 981226625

Gostaria de saber como faço para me inscrever na especialização em radioterapia.

como faco para me inscrever????

Como faço p me inscrever?

estou terminando o curso técnico de radiologia e gostaria de fazer o curso de especialização em radoiterapia .

estou terminando o curso técnico de radiologia e gostaria de fazer o curso de especialização em radoiterapia . como faço pra me escrever .

bom dia !sou tecnico em radiologia e trabalho no hospital de alta complecidade de câncer do Estado do Maranhão e gostaria muito de fazer essa especialização de radioterapia. como funciona ? como fazer inscrição? Na certeza de ser atendido Desde ja agradeço