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Estudante da EPSJV é selecionada para participar do Programa Jovens Embaixadores

Depois de um longo processo seletivo com mais de dez mil jovens inscritos, Vitória Rodrigues, aluna do 2º ano do Ensino Médio, participará de atividades e oficinas com brasileiros e americanos
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 11/05/2021 14h49 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Dentre mais de dez mil jovens inscritos, a estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Vitória Rodrigues foi selecionada para participar da edição virtual do Programa Jovens Embaixadores 2021. 

O programa acontecerá, remotamente, entre os dias 14 de junho e 13 de agosto, com jovens brasileiros e americanos, que irão participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital e mudança social em sua comunidade e em nível global, compartilhando, assim, um pouco de suas histórias e cultura. 

“É a realização de um sonho. É muito significativo ser uma jovem de periferia que está conquistando as coisas que quer, porque está trabalhando para solucionar problemas que vive. Eu nunca tinha visto alguém que tivesse sido Jovem Embaixador por São João de Meriti. Acho que sou a primeira ou uma das únicas, sendo que aqui a gente tem talentos sensacionais, pessoas inspiradoras mesmo”, afirma Vitória.

A estudante conta que passou por um intenso processo de seleção. A primeira parte, segundo ela, foi participar do ‘Mentoring Future Ambassadors’, um projeto de mentoria individual criado por participantes de edições passadas. "Depois de selecionada na mentoria, contei com o suporte individual do Felipe Pavanelli, que foi Jovem Embaixador pelo Mato Grosso do Sul em 2019", destaca.

Depois de preencher um pré-formulário, enviar documentos que comprovaram a sua situação socioeconômica, histórico escolar e iniciativa social, Vitória enviou uma série de redações falando sobre sua vida, história e motivações, além de uma carta de recomendação escrita por alguém da escola, que no caso da jovem, foi feita pela professora-pesquisadora da EPSJV, Ingrid D’avilla. 

“Essas redações, que a gente chama de essays, são uma parte fundamental para decidir se você vai pra Etapa 3, quando as Instituições Parceiras analisam seu perfil e decidem se você vai para Etapa 4, que é a prova escrita, que aconteceu virtualmente”, afirma, completando que depois disso, ainda passou por uma prova oral e uma análise por parte da Embaixada e Consulado dos EUA.

A iniciativa social inscrita pela jovem foi o projeto ‘Brota no Clima’ que, de acordo com Vitória, é o primeiro programa de educação climática e de comunicação voltada para as periferias. “Nesse projeto, ao longo dos últimos seis meses, a gente desenvolveu conversas necessárias com 25 jovens, compartilhamento de vivências, projetos feitos por eles e para eles”, comenta. E acrescenta: “É muito significativo mesmo, porque sinto que o ativismo climático ainda é muito branco, heterossexual, rico, privilegiado. O que o meu projeto faz é expandir esse debate pra quem vive a crise do clima na pele, literalmente.”. Recentemente, o ‘Brota no Clima’ também recebeu o Prêmio Descarbonário do Climate Reality Project.

Sobre as expectativas, Vitória comenta que, se o processo seletivo foi enriquecedor, vivenciar o Jovens Embaixadores de fato será ainda mais. “Eu espero formar laços fortes com pessoas de todo o Brasil, jovens com o mesmo desejo que tenho de revolucionar o nosso lugar com mudanças efetivas e sistêmicas, baseadas em evidências, mas principalmente na nossa vivência”, ressalta a jovem, que espera fortalecer a sua rede de contatos pelo Brasil e pelo mundo.

Ademais, Vitória garante que por ser uma imersão na língua inglesa, ela espera ainda ampliar o vocabulário e poder ser uma replicadora dos conhecimentos que adquirir. “Quero repassar o que eu aprender para outras pessoas. Quero usar esse conhecimento em projetos, mas também em momentos de compartilhamento de oportunidades, principalmente para nossa comunidade escolar", conclui.