Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudantes da EPSJV iniciarão estágio presencial em Bio-Manguinhos

Ao todo, 22 jovens atuarão no Instituto até o dia 30 de março de 2022, sendo 15 deles alunos de Biotecnologia que irão estagiar nos setores de vacinas bacterianas, no Processamento final, em Tecnologia Virológica, dentre outros. Já os sete estudantes de Análises Clínicas realizarão a prática no setor de Controle de Qualidade e no de Vacinas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 01/02/2022 16h09 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Os estudantes do 4° ano do ensino médio, das habilitações de Análises Clínicas e Biotecnologia, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciarão, no dia 7 de fevereiro, o estágio presencial no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Ao todo, 22 jovens atuarão em Bio-Manguinhos até o dia 30 de março de 2022, sendo 15 deles alunos de Biotecnologia que irão estagiar nos setores de vacinas bacterianas, vacinas virais, no Departamento de Biotecnologia, no Processamento final, em Tecnologia Virológica e Tecnologia Bacteriana. Já os sete estudantes de Análises Clínicas realizarão a prática no setor de Controle de Qualidade e no de Vacinas.

Parte do currículo do curso técnico, a prática de estágio dos estudantes da EPSJV é desenvolvida junto a diversas unidades parceiras, há mais de três décadas, nas habilitações de Gerência em Saúde e Análises Clínicas. No caso de Biotecnologia, essa é a primeira turma que realizará o estágio de forma presencial. “Embora tenhamos formado a primeira turma de Biotecnologia em maio de 2021, as condições sanitárias do período, por conta da Covid-19, foram completamente desfavoráveis para a imersão dos estudantes nos locais de trabalho”, explica a professora-pesquisadora Tainah Galdino, coordenadora da habilitação.

Nesse contexto, em 2021, as coordenações de estágio das habilitações de Análises Clínicas e Biotecnologia se uniram e promoveram oficinas remotas dentro de um contexto baseado na excepcionalidade e emergência, mas cumprindo o caráter formativo em saúde. “As oficinas foram uma alternativa para suprir a necessidade de estágio que não pode ser presencial”, conta a professora-pesquisadora Mônica Murito, coordenadora de Análises Clínicas.

Rafael Bilio, assessor da Vice-direção de Ensino da EPSJV, destaca a importância da prática para a formação dos jovens. Segundo ele, as atividades supervisionadas oferecidas pelo estágio geram um aprofundamento nas práticas laboratoriais e industriais. “Propiciando, assim, a troca de experiências e conhecimentos acerca de suas práticas e a indissociabilidade com a teoria”, ressalta, acrescentando que a EPSJV e Bio-Manguinhos estão tomando todas as medidas necessárias para que a prática seja segura: “Todos os participantes estão vacinados com as duas doses contra Covid-19 e foram previamente vacinados contra outras doenças, como Tétano, Hepatite B e Febre amarela”.

“Apesar dos muitos desafios que nos foram impostos ao longo desses quase dois anos de pandemia, conseguimos trabalhar em conjunto, estabelecer parcerias, ampliar nossos olhares e garantir uma formação técnica de qualidade a esses futuros profissionais do nosso Sistema Único de Saúde”, conclui Tainah.