Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudantes produzem podcasts nas aulas de Espanhol

Divididos em grupos, alunos do 4º ano do Ensino Médio gravaram áudios em espanhol sobre temas como a importância da leitura e os efeitos do padrão de beleza na vida das mulheres
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 11/05/2021 10h19 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

A importância da leitura e o acesso aos livros no Brasil, gastronomia mexicana, a cultura do cancelamento, os efeitos dos padrões de beleza... Esses foram alguns dos temas dos podcasts produzidos nas aulas de Espanhol por alunos do 4º ano do Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O conteúdo final está sendo disponibilizado aos poucos no Spotify.

As turmas foram divididas em grupos que se reuniram, remotamente, para discutir desde a escolha do tema até as etapas finais do trabalho. Segundo a professora-pesquisadora Renata Sodré, o podcast é uma ferramenta que possibilita várias discussões e, por ser uma mídia que tem tomado um espaço muito grande, principalmente, entre a população jovem e adulta, aproxima esses estudantes da realidade deles. “Queria fazer essa interlocução com o que eles vivem, fazendo pontes e trazendo um pouco de entretenimento para nossos alunos para que, ao final, eles se sentissem capazes de produzir conteúdo em língua estrangeira”, destaca.

Com seu grupo, o estudante Júlio Lopes produziu o podcast ‘Enloquecendo como Quixote’. Nele, os jovens discutiram diversos temas, como as taxas de analfabetismo no Brasil, as disparidades do acesso aos livros no Brasil, a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e algumas estratégias de fomento da leitura. “A ideia de falar sobre a importância da leitura e desse mundo dos livros surgiu no grupo após uma conversa sobre uma possível reforma tributária, com maiores taxas para os livros. Percebendo que o governo federal estava querendo aumentar os impostos dos livros, decidimos conversar sobre como a leitura é importante e como ela é algo que deveria ser mais incentivado, principalmente pelos nossos governantes”, destaca Júlio.

Em outro grupo, a estudante Eduarda Motta falou, em seu podcast, sobre os efeitos dos padrões de beleza. “Fizemos uma linha do tempo, falando desde antigamente quando as mulheres usavam espartilhos e até desmaiavam por estarem tão apertados até atualmente com a pressão causada pelas redes sociais”, afirma Eduarda. A jovem conta que todo o roteiro foi escrito em português e depois traduzido para o espanhol, sob a supervisão da professora. “Foi um trabalho incrível e diferente de tudo que já fizemos. A parte de pesquisar e montar o roteiro foi fácil, mas o falar em espanhol foi bem difícil, porque tinham palavras que a gente nem conhecia”, disse.

O produto final superou todas as expectativas de Renata. “Os podcasts tiveram um resultado imenso, até maior do que eu esperava. Mesmo nesse Ensino Remoto Emergencial, diante de tudo que estamos vivendo, eles entregaram um trabalho de altíssima qualidade”, comemora. E finaliza: “É inimaginável pensar que alunos do Ensino Médio, que estão se formando nesse período, produzem um áudio totalmente em espanhol. Foi um sucesso incrível e me sinto honrada de ter passado por esse processo junto com eles”.