Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudo da EPSJV é apresentado em sessão especial da OMS

Trabalho tem como tema as desigualdades na força de trabalho do setor de saúde no Brasil.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 16/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Um trabalho com o tema ‘Desigualdades na força de trabalho técnica do setor de saúde do Brasil’, produzido por pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, foi apresentado na 57ª Sessão do Instituto Internacional de Estatística, realizado em Durban, na África do Sul, de 16 a 22 de agosto.



O estudo foi apresentado na Sessão Especial sobre ‘Mensuração das Desigualdades da Força de Trabalho do Setor Saúde: Métodos e Aplicações’, organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A apresentação foi feita pela professora-pesquisadora Alexandra Ribeiro de Almeida, que participou da produção do trabalho juntamente com Monica Vieira, Arlinda Moreno e Márcio Candeias. O estudo foi um dos três selecionados para apresentação no evento internacional. Além da pesquisa da EPSJV, também foram expostos trabalhos do México e da Etiópia. “Hoje, há uma tendência mundial de se produzirem mais trabalhos estatísticos na área de força de trabalho do setor de saúde. Nosso estudo utilizou metodologias da estatística para identificar trabalhadores técnicos que estavam em grupos mais gerais na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, explica Alexandra.



Durante a pesquisa, o grupo também observou a questão do desenquadramento funcional. “Existem profissionais de nível superior, e até mesmo de mestrado, atuando como técnicos. No nosso entender, isso reforça a necessidade de não se identificar os trabalhadores técnicos apenas pela escolaridade”, explica Alexandra. E completa: “A informação sobre se o trabalhador é do setor público ou privado também foi relevante para a estatística. No setor púbico, o fato de um técnico concluir o nível superior de ensino não quer dizer que vá também ascender profissionalmente, mudando de ocupação. No setor privado, essa relação de dependência é mais direta”.



A Sessão do Instituto Internacional de Estatística é o maior congresso mundial sobre o tema, que reúne pesquisadores de diversos países. Neste ano, o evento teve como tema ‘Estatística: Nosso Passado, Presente e Futuro’.