Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Filme de alunos da EPSJV será exibido no Festival do Rio 2009

‘Emo Day’, que fala sobre o preconceito contra os ‘emos’, será apresentado no Vídeo Fórum da Mostra Geração.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 23/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Pelo quarto ano consecutivo, um filme produzido por alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) será exibido no Festival do Rio. Este ano, a produção selecionada é ‘Emo Day’, documentário que aborda o preconceito contra os ‘emos’. O vídeo foi produzido para um trabalho da disciplina Produção Audiovisual pelos alunos Juliana Pereira do Nascimento, Mayra Olivetti do Couto, Wallison Luís Lira Souza e Paulo Victor dos Santos Fiorim, todos do segundo ano do curso técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio.



Para participar da mostra, ‘Emo Day’ foi selecionado entre mais de cem produções. No total, 52 filmes brasileiros e estrangeiros participam do Vídeo Fórum, que reúne curtas-metragens produzidos por jovens de até 18 anos, a maioria abordando temas relacionados aos adolescentes. “Ficamos surpresos com a escolha. Foi bem além do que esperávamos, fizemos para ser apenas um trabalho da escola”, diz Juliana. Durante todas as etapas da produção do filme (roteiro, filmagem e edição), os alunos foram supervisionados pelos professores da disciplina Produção Audiovisual – Gregório Galvão, Zeca Buarque e Roberta Lobo.



Há quatro anos, a EPSJV envia as produções dos seus estudantes para a Mostra Geração. A primeira vez que um vídeo de alunos foi selecionado foi em 2006, com ‘Vídeo é Corpo’. Em 2007, foi a vez de ‘Baía de Guanabara’ e, no ano passado, ‘Impacto’. “A seleção dos filmes para a mostra traz um estímulo para os alunos e também mostra que as produções deles têm qualidade”, diz Gregório.



“Emo Day’ será exibido no Vídeo Fórum da Mostra Geração. A apresentação do filme será no dia 1º de outubro, às 8h, no Espaço de Cinema 2 (Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo). Após a exibição do documentário, os alunos terão a oportunidade de falar sobre como fizeram o trabalho e de participar de um debate com o público, formado principalmente por estudantes de outras escolas que também tiveram produções selecionadas para a mostra. “Esperamos que todos gostem, que as pessoas recebam a mensagem e se conscientizem de que ninguém é igual”, diz Wallison.



Os estudantes contam que escolheram o tema para levantar a discussão sobre o preconceito contra os ‘emos’. “É um tema atual, que foi abordado de maneira educativa e crítica”, explica Mayra. No filme, Paulo vive o ‘emo’, que é alvo de brincadeiras e críticas dos colegas por seu jeito de viver. Além da agressão psicológica, o filme também mostra a violência física sofrida pelo personagem na escola. Os ‘emos’ são pessoas que costumam se vestir com roupas escuras ou listradas e usam cabelos coloridos com uma grande franja caindo sobre os olhos e o rosto. Eles gostam de músicas ‘emocore’, que misturam o punk rock com letras que falam de sentimentos e emoções.



O Festival do Rio acontece de 24 de setembro a 8 de outubro. Em 2009, serão exibidas mais de 300 produções, incluindo longas e curtas-metragens, de 60 países. A Mostra Geração vai de 28 de setembro a 2 de outubro.