Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Filmes, conversas e palestra na Semana Nacional de C&T

EPSJV promove exibição de filmes e debates nas comunidades do entorno. Abertura da Semana lembra centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Cátia Guimarães - EPSJV/Fiocruz | 15/10/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Palestra, filmes e debates são as principais atividades promovidas pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa na próxima segunda-feira, 19 de outubro. A abertura oficial da Semana na EPSJV acontecerá com a palestra ‘Os 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica’, proferida por Luiz Caldas, diretor de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. O centenário da rede é um dos eixos da Semana que, este ano, tem o tema ‘Ciência no Brasil’.



A Semana no entorno



Na verdade, as comemorações da Semana de Ciência e Tecnologia vão começar antes na EPSJV, com uma atividade que acontecerá na sexta, 16 de outubro, às 18h30. Chamada ‘Educação e Ciência: da Revolta da Vacina ao Programa de Controle da Dengue em Manguinhos – paralelos sobre mobilização popular’, contará com a exibição do filme ‘O mundo macro e micro do mosquito aedes aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo’, produzido pelo pesquisador Genilton Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que será um dos debatedores do tema. Os outros convidados são Daniele Cerri, também do IOC, e Marcela Sanchez, do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).



Esta atividade — que acontecerá na Rede CCAP — é uma das várias que acontecerão em organizações de movimentos sociais e escolas da comunidade de Manguinhos, no entorno da Fiocruz. “A intenção da Escola Politécnica é fazer da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia um marco de aproximação e parceria também com os movimentos sociais do entorno. A idéia é buscar superar as barreiras que tornam a ciência, entendida como ferramenta de leitura e intervenção da e na realidade, um privilégio de poucos”, explica André Dantas, pesquisador da EPSJV que organizou a programação da SNCT na EPSJV. Na terça, dia 20, a professora Céa Pastore, do Ciep JK (em Manguinhos) e os pesquisadores Edilene Menezes e Marcio Sacramento, ambos da EPSJV, participarão do debate que vai se seguir à exibição dos filmes ‘Ilha das Flores’, de Jorge Furtado, ‘Alma do Negócio’, de José Roberto Torero, e ‘Agonia da bacia do rio Roncador’, produzido pela EPSJV. O evento será no próprio Ciep, às 14h.



Outros três cineclubes vão compor a programação da Semana. O filme ‘Saneamento Básico’, de Jorge Furtado, será exibido e debatido em quatro sessões diferentes na EPSJV e em instituições da comunidade de Manguinhos. No dia 21, o evento será na Capela São Daniel, às 16h, tendo como debatedores Alexandre Pessoa, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Biomanguinhos), e Ialê Falleiros, da Escola Politécnica. Na quinta, 22, às 14h, será a vez do Espaço Casa Viva, tendo como debatedores Maria José Salles, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), e Virgínia Fontes, pesquisadora da EPSJV e da UFF. Na sexta, às 8h30, a Escola Municipal Oswaldo Cruz recebe Marcela Pronko, da EPSJV, e Naise Costa Quadros, professora da escola onde o evento será realizado, para debaterem o filme. No mesmo dia, às 14h, a sessão de cinema acontece na Escola Politécnica, com a participação de Alexandre Pessoa, Marcela Pronko e do aluno Ramón Chaves no debate.



Além dos cineclubes, no dia 20, uma roda de conversa sobre ‘Educação de jovens e adultos: desafios do mundo do trabalho e de um mundo a ser trabalhado’ vai acontecer na Rede CCAP, às 18h30. Como debatedores, estarão presentes Anakeila Stauffer, professora-pesquisadora da EPSJV, Felipe Eugênio, coordenador do Pólo 1 (o pólo 2 é a Escola Politécnica) do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA-Manguinhos), e Miguel Farah Neto, professor da UniRio.

Para a elaboração das atividades da Semana, a EPSJV contou com a participação direta de profissionais da própria Escola e diversos parceiros, como o Escritório Técnico Multiprofissional (ETM/APS/ENSP/Fiocruz),  o PEJA-Manguinhos, o Espaço Casa Viva, a Rede CCAP, a Capela São Daniel, o Projeto ‘Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável’ (Pólo Manguinhos), o CIEP Juscelino Kubitschek e a Escola Municipal Oswaldo Cruz.



Chagas



A Escola Politécnica vai estar presente também da comemoração da Semana que junta várias unidades da Fiocruz no Centro Cultural Ação da Cidadania, no centro do Rio de Janeiro. Lá, alunos do Programa de Vocação Científica (Provoc), da EPSJV, vão participar da atividade comemorativa dos 100 anos de descoberta da Doença de Chagas.