Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Filmes produzidos por alunos da EPSJV são exibidos em Mostra de Audiovisual

Produções de alunos do 3º ano do Ensino Médios foram selecionadas para a 6ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 09/12/2015 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Dois filmes produzidos por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foram selecionados para exibição na 6ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis, que acontece de 6 a 11 de dezembro, em Petrópolis (RJ). Os filmes serão exibidos no dia 10 de dezembro, seguidos de debate com os alunos para que os estudantes conversem sobre o processo de produção dos filmes com o público do evento.

Um dos filmes da Mostra é “Espelho da Mente” (2015), dirigido pelos alunos João Victor Rocha Moreira e Hudson Marques (3º ano da habilitação de Análises Clínicas), Sara Elisa Oliveira e Leonard Carvalho (3º ano de Gerência em Saúde). A outra produção é “Almas Gêmeas”, dirigida por Yago Romero e Renan Andrade, do 3º ano de Gerência em Saúde.

Os filmes são produzidos como o trabalho final das turmas de 3º ano na disciplina de Audiovisual, na qual os estudantes aprendem teoria e técnicas de produção audiovisual. “Quando começamos a fazer o filme, descobrimos que a prática é bem diferente da teoria. É bem mais difícil quando junta todo mundo, cada um com uma ideia diferente e um jeito de fazer as coisas. Mas é legal porque o cinema une as pessoas. Também é interessante quando o filme vai ficando pronto. A gente não imagina como aquele monte de coisa vai tomando forma e virando um filme”, diz Hudson. “Eu quero fazer faculdade de Cinema e, para mim, é muito interessante esse aprendizado. Ficamos muito satisfeitos com a magia de poder contar uma história com suas próprias mãos”, completa Yago.

No ano passado, o filme “Regras do Jogo”, também produzido por alunos da EPSJV, foi exibido na 5ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis. Este ano, o filme “Alô?”, também produzido por alunos, foi exibido na Mostra Geração do Festival do Rio 2015, que, desde 2006, exibe filmes de alunos da EPSJV.

Mostra Joaquim Venâncio

A produção audiovisual dos alunos da EPSJV também é exibida na Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, que este ano teve sua quinta edição, de 17 a 19 de novembro, com a exibição de 27 curtas produzidos por alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e a realização de debates sobre a produção audiovisual. Os vídeos exibidos foram selecionados entre os 48 recebidos de 18 escolas brasileiras, duas escolas espanholas, uma argentina e uma italiana.

Nos dois primeiros dias do evento, foram exibidos os filmes, seguidos de debates com os estudantes. No dia 18, também foi exibido o filme “Casa Grande”, de Fellipe Gamarano Barbosa, ganhador do prêmio de Melhor Filme pelo voto popular no Festival do Rio 2014, que conta a história de um estudante do tradicional colégio São Bento, do Rio de Janeiro, no último ano do ensino médio, sendo cobrado para definir o que vai ser para o resto da vida. Após a exibição, houve um debate com a atriz Clarisssa Pinheiro e a montadora Nina Galanternick, que participaram do filme.

Dos filmes que foram exibidos na Mostra, quatro estão sendo selecionados para exibição no Canal Saúde, da Fiocruz. Os alunos que produziram os filmes serão convidados a gravar, no estúdio da emissora, as cabeças e chamadas que introduzirão os vídeos durante a programação do Canal Saúde. Já foram selecionados os filmes “Devolva minha aliança” (Escola Municipal Fazenda Guaratiba – Rio de Janeiro) e “Devir” (Colégio Pedro II – Petrópolis). Uma comissão de alunos da EPSJV irá selecionar ainda mais dois filmes produzidos por estudantes da Escola Politécnica.

O Canal Saúde também irá exibir, em breve, uma edição do Programa Unidiversidade gravado com alunos e professores da EPSJV com o tema Educação Audiovisual.  

Oficinas e espetáculo

No último dia da Mostra Joaquim Venâncio, foram realizadas oficinas sobre diversos temas relacionados ao audiovisual - Realização em TV, Game Over, Paralaxeando: Jogo de Proporções, Ilustração, Stop Motion e Rádio Novela.

E, para encerrar a mostra, foi apresentado o espetáculo multimídia “Escola da Selva”, produzido por professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio, de Teatro, Música e Audiovisual. O espetáculo uniu encenação, sons e imagens para discutir a questão: a escola é uma selva, a selva também não pode ser uma escola?

Este ano, a mostra, que é organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV, teve como parceiros o Canal Saúde, Cineduc, Festival do Rio, Mostra Geração, Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro e Rede Kino.

Vinheta de colorir

Durante a mostra, também foi realizada a Exposição Vinheta de Colorir, que reuniu 1110 desenhos de alunos e trabalhadores da EPSJV com propostas para a vinheta do evento, a partir do desenho em branco.

tópicos: