Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz cria material didático para profissionais que atuam em laboratórios de saúde

Fruto da parceria entre EPSJV e IOC, primeiro volume de coleção de livros já está disponível na internet para acesso gratuito.


Resultado de uma parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), duas unidades da Fiocruz, acaba de ser publicado o volume 1 da coleção ‘Conceitos e Métodos para Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde’. A obra é a primeira de uma série de cinco livros didáticos — que contou com a participação de 69 autores, da Fiocruz e outras instituições de ensino e pesquisa — e deve ser concluída até  agosto de 2010. O objetivo é que o material auxilie docentes da área na definição e no tratamento curricular de seus cursos, tornando-se obras de referência para a formação dos profissionais em laboratórios.



O primeiro volume da coleção traz cinco capítulos que tratam dos temas: Biossegurança e boas práticas laboratoriais; Conceitos e técnicas básicas aplicadas em laboratório; Microscopia da luz; Animais de laboratório e fundamentos em química experimental. O livro já está disponível na íntegra para download nos sites da EPSJV e do IOC.

 

A idéia da coleção, organizada por Etelcia Molinaro (EPSJV), Luzia Caputo e Regina Amendoeira (IOC), surgiu da necessidade de produzir um material didático que atendesse aos alunos dos cursos de nível técnico em saúde da Fiocruz e de outras instituições, suprindo a carência de material educativo qualificado para a formação profissional em saúde. “Não existia material didático sobre o assunto no Brasil e também fora do país. As obras que existem não têm a abrangência da nossa coleção. Além disso, são livros de estudo, mas não de trabalho. Queremos que esse material seja de referência para alunos e professores”, diz Etelcia Molinaro, professora-pesquisadora da EPSJV e uma das organizadoras da coleção. “Esses livros poderão ser usados pelos profissionais na bancada, no trabalho diário do laboratório, porque são obras de fácil consulta, com uma linguagem técnica mais simples”.

 

Os temas tratados nos cinco volumes da coleção foram definidos com base nas disciplinas abordadas nos cursos desenvolvidos na EPSJV e no IOC. “Já existia uma parceria entre a EPSJV e o IOC nos cursos. Temos uma grade curricular próxima e alguns professores lecionam nas duas unidades. Com a utilização dos livros da coleção, os alunos da EPSJV e do IOC terão aulas com o mesmo conteúdo”, diz Etelcia. Após a definição dos temas e dos autores, foram realizadas oficinas com os 69 autores para delinear o foco dos livros. “Pedimos que todos dessem ênfase no que seria utilizado em sala de aula. Ao final de cada capítulo, há uma bibliografia recomendada para o leitor que quiser saber mais sobre o assunto”, informaram as organizadoras.



“Inicialmente, pretendíamos montar um único livro que abordasse todas as áreas. No decorrer do trabalho, percebemos que se tratava de um projeto maior, que hoje tem corpo editorial e conta com autores de outras instituições de pesquisa, além dos pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz”, ressalta Regina. Para Luzia Caputo, a elaboração do material traz um diferencial importante. “Alguns dos autores são egressos de cursos técnicos do IOC e da EPSJV. Portanto, entendem a necessidade dos alunos em sala de aula. O primeiro volume da coleção já está sendo solicitado por alunos de outros níveis, como graduação e pós-graduação, sendo também utilizado na formação oferecida pelos laboratórios do IOC”, enfatiza a pesquisadora

 

Em 2010, o volume 1 da coleção já está sendo usado pelos alunos da habilitação em Análises Clínicas do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde da EPSJV e do Curso Técnico Superior Profissional de Biodiagnóstico, que acontece em Cabo Verde, na África, e é coordenado conjuntamente pela EPSJV e a Universidade de Cabo Verde. A obra também é usada no Curso Técnico em Pesquisa em Biologia Parasitária do IOC. Os próximos lançamentos serão os volumes 4 e 2 da coleção.



Além de estar disponível na íntegra nos sites da EPSJV e do IOC, o livro pode ser adquirido nas livrarias da Abrasco e da Biblioteca de Manguinhos, assim como na livraria virtual da Escola Politécnica e, em breve, nas demais livrarias.

Comentários

gostaria de realizar um curso no colegio Joaquim venancio