Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Formação em Vigilância em Saúde

EPSJV inicia novas turmas do curso técnico voltado para Agentes de Combate a Endemias
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/03/2018 10h48 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou, no dia 5 de março, o processo formativo de duas novas turmas do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVISAU), formadas por 65 Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que atuam, em sua maioria, na Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Nosso objetivo é qualificar a força de trabalho de nível médio da Vigilância em Saúde de modo que possam refletir sobre sua existência e a totalidade, resolver problemas, intervir sobre a realidade e desenvolver ações compatíveis com o seu processo de trabalho e as necessidades do SUS”, afirmou o professor-pesquisador da EPSJV, Felipe Bagatoli, que divide a coordenação do curso com as também professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica, Edilene Pereira e Priscila Almeida.

O curso, que faz parte do Proformar-Rio (Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde),  tem carga horária de 1440 horas, compostas por atividades teórico-práticas — que, além de aulas, incluem visitas técnicas, estudos de caso, trabalho de campo e estágio.

Segundo Felipe Bagatoli, o CTVISAU está estruturado em quatro unidades de aprendizagem constituídas por 11 módulos temáticos que comportam grandes questões do campo da saúde coletiva. Os temas são articulados por um trabalho de investigação no campo, que busca através do processo de territorialização, caracterizar as condições de vida e saúde, a história do lugar, a cultura, os problemas e as potencialidades do território.

Proformar

O Proformar-Rio teve início em 2010,  a partir da parceria estabelecida com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para  um trabalho de articulação entre a Atenção Básica e  a Vigilância em Saúde. O projeto tem como base o Proformar, que foi realizado em nível nacional como estratégia para promover a formação profissional em Vigilância em Saúde no país. 

Toda essa experiência possibilitou a publicação do material didático para formação técnica em  Vigilância em Saúde através do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps).