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Informações e Registros em Saúde para a formação do ACS

Pesquisadores da EPSJV coordenam projeto que busca construir um e-book interativo
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 12/11/2020 08h58 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Professores-pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) estão coordenando o projeto de desenvolvimento tecnológico "Informações e Registros em Saúde para a formação do Agente Comunitário de Saúde: produção de e-book interativo". Vinculado ao edital ‘Produtos Inovadores’ do Programa Inova Fiocruz, o projeto tem o objetivo de potencializar a discussão sobre a temática das informações e registros em saúde no processo de trabalho do ACS. A previsão inicial era a realização de oficinas presenciais, que acabaram se transformando em rodas de conversas virtuais por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Bianca Leandro, que coordena a projeto em conjunto com o também professor-pesquisador José Mauro Pinto, a pesquisa vai muito além da produção de um e-book. “Estamos aprofundando um tema muito importante e fortalecendo o ACS como um produtor de informações que, apoiado pelas atividades de coleta, tem potencial para analisar a situação de saúde da área dele, qualificando as necessidades de saúde da família e do território. Compreender esse trabalhador como um sujeito que produz informação e registros e não somente como um profissional que coleta dados”, aponta Bianca.

Além da produção do e-book interativo sobre as informações e registros em saúde no trabalho do ACS em português e espanhol, o projeto prevê também a promoção de momentos de discussão e revisão do material base por profissionais de saúde, incluindo ACS e docentes; além da realização de um seminário virtual para disseminação do material pelas instituições formadoras e a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).

Como a proposta é que o e-book seja traduzido para o espanhol, Bianca explica que a ideia é que se potencialize a discussão desse tema em outros países e em outros contextos. “Além disso, o projeto também está entrando no plano de trabalho da Escola como Centro Colaborador da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS)”, diz  Bianca.

Até o mês de novembro de 2020, foram realizadas sete reuniões virtuais com docentes e coordenadores de cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde de quatro regiões do Brasil - Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. “Além disso, fizemos uma roda de conversa virtual com os ACS dos cursos técnicos da Escola Politécnica e do Instituto Federal do Rio de Janeiro, além de alguns agentes do Nordeste”, destaca Bianca, acrescentando que a proposta é que seja realizada uma nova roda de conversa com mais ACS no início de 2021.