Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Iniciação Científica na Fiocruz

Formação online e gratuita tem o objetivo de inspirar jovens a se engajarem em carreiras nessa área e possibilitar o contato deles com a diversidade de pesquisas desenvolvidas na Fundação
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/06/2022 13h59 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Teve início, no dia 10 de junho, o curso Iniciação Científica na Fiocruz: formação de alunos para a pesquisa em C&T em Saúde. A iniciativa é coordenada pela professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Cristiane Braga; pela pesquisadora da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Cristina Araripe; e pela pesquisadora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Fátima Batista. 

Voltada a alunos de iniciação científica, a nova formação tem o objetivo de inspirar jovens a se engajarem em carreiras nessa área, sendo uma porta de entrada para que eles possam ter contato com a diversidade das pesquisas desenvolvidas na Fiocruz. O curso é online, gratuito e oferecido por meio do Campus Virtual Fiocruz

Para Cristiane, a ideia do curso é ser um espaço de apresentação das diferentes atividades que compõem o rico universo de áreas e pesquisas da Fiocruz, colaborando para que os bolsistas de Iniciação Científica tenham uma visão mais crítica em relação a produção do conhecimento científico. “Muitos estudantes ficam centrados apenas nos seus projetos de pesquisa e nas atividades dos seus laboratórios/setores sem conhecer a riqueza da instituição. O curso será uma oportunidade de os jovens se apropriarem da história da instituição refletindo sobre seu relevante impacto para a população”, ressaltou.

Ao longo dos quatro principais módulos do curso - Ciência e Saúde na Fiocruz; Pesquisas científicas e tecnológicas em desenvolvimento; Acesso e uso das fontes de informação em saúde; e Diálogos no presente/Preparando o futuro - os alunos encontrarão noções fundamentais sobre a história das instituições científicas e memória das ciências da saúde no Brasil.