Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Metrologia e Qualidade em Saúde

Escola Politécnica inicia curso de desenvolvimento profissional para profissionais da área de controle metrológico de equipamentos
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 10/11/2021 16h42 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) deu início, no dia 3 de novembro, ao Curso de Desenvolvimento Profissional em Metrologia e Qualidade em Saúde. O objetivo da formação é capacitar profissionais de saúde em metrologia e qualidade, tornando-os aptos a realizar o controle metrológico dos equipamentos e a trabalhar nos sistemas de gestão da qualidade. As aulas vão até o dia 2 de dezembro.

“A Metrologia é uma ciência que se ocupa de pensar as medições e seus sistemas. Na área de saúde, que pode englobar desde processos de fabricação de fármacos até o monitoramento portátil da pressão arterial em casa, ela é um fator decisivo e crítico que envolve também a segurança e o meio ambiente”, destaca o professor-pesquisador Virgílio Magalde, que coordena o curso em conjunto com o pesquisador Marcos Antonio Salvino, do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). 

Segundo Virgílio, a ideia da formação surgiu diante da necessidade de atender a demandas internas de outras unidades da Fiocruz e de reafirmar o papel da Fundação diante da sociedade. “Com a pandemia, novas demandas e desafios surgiram, mais testes e produtos biomédicos foram produzidos e as pessoas cada vez mais aderiram a novas tecnologias”, ressalta. Justamente por isso, ele aponta que é necessário garantir que as medições na área de saúde estejam cada vez mais exatas, precisas e que promovam progressos nas pesquisas, produtos e nos atendimentos à população. “Dessa forma, garantimos melhores condições para o SUS e promovemos o bem-estar social. Medir é conhecer e expressar ao mundo as teorias e práticas, possibilitando avanços na sociedade. Assim, ter mais e melhores medições e qualidade na área da saúde é um labor de cuidar e zelar por todos”, garante.

Ao todo, essa primeira turma conta com 19 profissionais, dentre eles, técnicos em Saúde Pública, analistas de Qualidade, engenheiros e pesquisadores. Desses, 17 são de diferentes unidades da Fiocruz, como a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Fiocruz-Ceará.

Para Virgílio, o curso atende quem está iniciando o trabalho em Metrologia ao apresentar os conceitos e práticas e também quem já trabalha com a qualidade, ao trazer novos processos e formas de medição e de gestão que são referência no mundo. “É multidisciplinar e incentiva a troca de experiências entre os alunos. Um processo de um setor pode ser aprimorado com o apoio e o exemplo de casos de outros setores da Fiocruz”, afirma.

De acordo com Marcos, o curso busca desenvolver um sentimento mais crítico para os profissionais envolvidos, especialmente os da saúde, capacitando-os para que realizem adequadamente o controle metrológico dos equipamentos e trabalhem sob a visão do sistema de gestão da qualidade. “A Metrologia é a base de qualquer processo ou cadeia produtiva, nas quais as medições devem ser avaliadas por especialistas”, explica.

Com carga horária de 40 horas, o curso é ofertado através de aulas remotas, com as atividades de laboratório sendo substituídas por simulações, vídeos, produção de documentos e vivências online. A ideia, entretanto, é que as aulas sejam presenciais para as próximas turmas a partir do ano que vem. “A EPSJV já aborda há anos a importância da Metrologia e, em 2017, a sua didática de ensino foi tema de um artigo apresentado e elogiado no Congresso Brasileiro de Metrologia. A proposta agora é nos próximos anos ampliar a quantidade de turmas e promover cursos de maior carga horária e complexidade, preenchendo uma lacuna de ensino no Brasil”, destaca Virgílio.