Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Missão da Escola Politécnica participa de cooperação técnica com Paraguai e Bolívia

Pesquisadores da escola discutiram a implantação de curso de Manutenção de Equipamentos nesses dois países.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 23/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde (EPSJV) estiveram, de 16 a 18 de setembro, no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Assunção, para discutir a implantação de um curso técnico na área de Manutenção de Equipamentos em Saúde no Paraguai e na Bolívia. A atividade de cooperação técnica internacional faz parte do Projeto de Cooperação Técnica entre Países (em inglês, Technical Cooperation Among Countries – TCC)  Bolívia, Brasil e Paraguai.



Durante a reunião foi definido um currículo comum para os dois países nessa área de formação técnica, com 2.400 horas-aula. “O curso foi elaborado a partir da experiência da EPSJV nessa área como, por exemplo, a que está em andamento com um grupo de trabalhadores do Ministério da Saúde de Moçambique”, explica Anamaria Corbo, coordenadora de Cooperação Internacional da Escola, que participou da missão juntamente com Francisco Bueno, coordenador do Laboratório de Manutenção de Equipamentos em Saúde (Labman) da EPSJV.



A previsão é que o curso seja implantado no INS em março do próximo ano e na Escola Técnica de Saúde Boliviano Japonesa de Cooperação Andina, da Bolívia, no segundo semestre de 2010. “Também estamos estudando a possibilidade de os alunos paraguaios e bolivianos fazerem estágio na EPSJV”, completa Anamaria. Um outro desdobramento da cooperação é a possibilidade de a Escola Politécnica, em conjunto com os dois países, elaborar um material didático comum para ser utilizado no curso.



A reunião contou com representantes da Escola Técnica de Saúde Boliviano Japonesa de Cooperação Andina, do INS, do Ministério da Saúde do Paraguai (responsáveis e técnicos da área de Manutenção de Equipamentos dos estabelecimentos de saúde do país) e engenheiros do Instituto Politécnico da Universidade Nacional de Assunção.



O TCC Bolívia, Brasil e Paraguai promove desde 2006 a troca de experiências e intensifica a cooperação técnica entre esses países com o objetivo de melhorar seus sistemas de saúde através do fortalecimento da formação de técnicos, além de contribuir na consolidação da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS). Participam do TCC, além da representação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) de cada país, as escolas técnicas de saúde de La Paz, Cochabamba e Tekove Katu, da Bolívia, e o INS, do Paraguai.