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Monografia de ex-aluna da EPSJV gera artigo científico

Texto foi publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva da Abrasco
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 12/03/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A produção científica dos alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), mais uma vez, ultrapassou os limites da instituição e ganhou divulgação externa. Uma monografia da ex-aluna da EPSJV, Natália Santana Paiva, gerou o artigo científico ‘Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos: um Estudo de Revisão’ publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A monografia é resultado do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), que insere a pesquisa no processo de ensino da EPSJV. O estudo teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre artigos que utilizaram como fonte de pesquisa o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde. O Sistema foi implantado em 1990 com o objetivo de fazer o registro sistemático, nacionalmente, de informações sobre os nascimentos vivos e reúne dados sobre a mãe, o pré-natal, o parto e o recém-nascido.



Natália foi aluna do curso Técnico em Registros e Informações em Saúde e também foi estagiária da EPSJV. Atualmente, cursa Bioestatística na Universidade Federal Fluminense (UFF). O artigo é de autoria de Natália em parceria com os pesquisadores Arlinda Barbosa Moreno (EPSJV, que foi também orientadora da monografia), Claudia Medina Coeli (UFRJ), Raphael Mendonça Guimarães (UFRJ e ex-aluno da EPSJV) e Kenneth Rochel de Camargo Júnior (Uerj).



Outro produto da produção científica da Escola Politécnica foi o livro ‘Clonagem: benefícios e riscos’, de autoria da ex-aluna Danielle Cabral Bonfim e publicado em 2005 pela Editora Interciência. A obra foi originada a partir da monografia de conclusão de curso produzida por Danielle na EPSJV. O objetivo do trabalho é informar e inserir a sociedade nas discussões sobre os caminhos que as novas biotecnologias devem tomar.



Projeto Trabalho, Ciência e Cultura



As monografias produzidas pelos alunos da EPSJV são resultado do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), um programa de Iniciação Científica desenvolvido com os alunos dos cursos de Educação Profissional de Nível Técnico em Saúde, a partir de uma concepção de educação pela pesquisa.



O PTCC tem como objetivo possibilitar aos estudantes a compreensão e a vivência das práticas científicas ao longo do curso. Nele, o aluno, já no ensino médio, passa por todas as etapas de uma pesquisa, sempre com o apoio de um orientador. O projeto se encerra com a apresentação de uma monografia de conclusão de curso, que é defendida para uma banca examinadora.



Anualmente, a EPSJV publica em livro uma coletânea de artigos de alunos gerados a partir das monografias desenvolvidas no PTCC. Em 2009, a série 'Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’ chega a sua quarta edição.