Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pesquisadores da EPSJV participam de ações de cooperação técnica internacional

Atividades foram desenvolvidas em Guiné-Bissau e no Paraguai.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 16/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 Pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) participaram no início deste mês de duas missões de cooperação técnica internacional. Uma delas foi a Guiné-Bissau, com o objetivo de reestruturar a Escola Nacional de Saúde (ENS) daquele país, e a outra ao Paraguai, como parte das atividades do TCC Bolívia, Brasil e Paraguai.



Além de discutir sobre a elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) para a instituição, que pretende se tornar referência do Ministério de Saúde Pública de Guiné-Bissau para a formação de técnicos em saúde, o grupo que foi a Guiné-Bissau entre 31 de agosto e 4 de setembro também fez visitas ao Hospital Regional de Mansoa e a atual sede da ENS. “Foram apresentadas e discutidas as bases teóricas que fundamentam a formação politécnica, além do organograma, regimento interno e regulamento de ensino da EPSJV, de forma a contribuir com o coletivo de profissionais da ENS na elaboração dos documentos que irão embasar todo o processo de reestruturação da instituição”, disse a diretora da EPSJV, Isabel Brasil, que participou da missão juntamente com a coordenadora de cooperação internacional (CCI) da Escola, Anamaria Corbo, e a pesquisadora Anakeila Stauffer.



Ainda como parte da cooperação, a EPSJV também vai auxiliar a ENS na revisão dos currículos dos cursos de enfermagem geral, parteiras e técnicos de laboratório; além de supervisionar a construção da proposta de regimento interno e regulamento de ensino da escola e dar apoio à biblioteca da instituição com a doação de publicações para o acervo.



TCC Bolívia, Brasil e Paraguai



Em outra ação de cooperação técnica internacional, pesquisadoras da EPSJV estiveram em Assunção, no Paraguai, de 1º a 4 de setembro, para participar como docentes do Curso Técnico Superior em Registros e Informações em Saúde, oferecido pelo Instituto Nacional de Saúde (INS). A atividade faz parte do segundo TCC realizado entre Bolívia, Brasil e Paraguai e essa foi a segunda vez que as professoras da EPSJV Claudete Fonseca e Denise Gomes estiveram no INS para ministrar a disciplina ‘Organização Pública e Processo de Trabalho’, na área de Registros e Informações nas unidades de saúde. Participaram das aulas, cerca de 30 trabalhadores do Ministério da Saúde do Paraguai que já atuam na área. As pesquisadoras também ministraram uma aula com o mesmo tema para o Curso de Especialização em Saúde Pública, que faz parte do programa de Pós-Graduação do INS.



A cooperação técnica da Escola Politécnica com o Paraguai começou em 2006, com o primeiro TCC Bolívia, Brasil e Paraguai, quando pesquisadores do Laboratório de Informações e Registros em Saúde (LIRES), da EPSJV, estiveram no INS para discutir e elaborar o currículo do Curso Técnico Superior em Registros e Informações em Saúde, juntamente com representantes de escolas técnicas da Bolívia. Após essa atividade, o curso foi implantado no INS pelo Ministério da Saúde do Paraguai, ao mesmo tempo em que era implantado no país o Sistema Nacional de Informações em Saúde (SINAIS). “A idéia era que os trabalhadores fossem formados para operar esse sistema. Além disso, ao fazer o curso e apresentar o diploma, eles obtêm uma progressão na carreira, recebendo um aumento salarial”, explica Denise.



O TCC Bolívia, Brasil e Paraguai promove desde 2006 a troca de experiências e intensifica a cooperação técnica entre esses países com o objetivo de melhorar seus sistemas de saúde através do fortalecimento da formação de técnicos, além de contribuir na consolidação da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS). Também participam do TCC, além da representação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) de cada país, as escolas técnicas de saúde de La Paz, Cochabamba e Tekove Katu, da Bolívia, e o INS, do Paraguai.