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Pesquisadores da Escola Politécnica participam de oficina do TCC Brasil, Bolívia e Paraguai

Encontro teve como objetivo discutir a reformulação do curso de auxiliar de enfermagem na Bolívia.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 04/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) participaram em La Paz, na Bolívia, de 26 a 28 de agosto, da oficina ‘Formação de auxiliares de enfermagem com enfoque intercultural e comunitário: proposta de revisão da nova grade curricular’. A atividade faz parte do Projeto de Cooperação Técnica entre Países (em inglês, Technical Cooperation Among Countries – TCC) Brasil, Bolívia e Paraguai, iniciado em 2006.



Atendendo uma demanda da Bolívia, a oficina teve como objetivo discutir a reformulação do curso de auxiliar de enfermagem no país, tanto em instituições públicas quanto privadas. A reunião foi organizada pela Escola Nacional de Saúde de La Paz e teve o financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Do Brasil, participaram do evento, os pesquisadores da EPSJV, Ana Lúcia Pontes e Gustavo Matta, além da professora Cinira Fortuna, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), que é centro colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. A oficina também teve a participação de representantes da Escola Técnica de Saúde Boliviano Japonesa de Cooperação Andina, da Escola Nacional de Saúde de La Paz, da Escola de Saúde do Chaco Boliviano TEKOVE KATU e do Instituto Nacional de Saúde (INS), do Paraguai. “Nosso objetivo foi discutir os parâmetros curriculares e tirar diretrizes para a reformulação do curso de auxiliar de enfermagem”, diz Ana Lúcia.



A mudança no curso faz parte de uma reforma maior que está sendo feita pelo governo boliviano desde quando Evo Morales assumiu a presidência, em 2006. Em janeiro deste ano, foi aprovado o plano estratégico Saúde Familiar Comunitária Intercultural (SAFCI). “Também há uma intenção de adequar o curso às demandas desse novo modelo de saúde, que prevê mudanças tanto no modelo de atenção, quanto na gestão do sistema de saúde. O SAFCI prevê mudanças baseadas na interculturalidade do povo boliviano e na descolonização”, explica Gustavo.



Durante a oficina, foram discutidos os modelos de formação dos auxiliares de enfermagem ou funções afins nos três países (Brasil, Bolívia e Paraguai). Também foi apresentado um histórico da formação dos auxiliares de enfermagem na Bolívia. No último dia da oficina, foi feita uma visita de campo a um hospital boliviano para que o grupo pudesse conhecer melhor o trabalho dos auxiliares de enfermagem. Na oficina, o grupo fez sugestões para a alteração curricular e encaminhamentos para a reformulação do curso, com ênfase na formação docente. “Agora, as escolas bolivianas irão discutir as mudanças internamente e prosseguir com a reformulação do curso”, diz Ana Lúcia.



TCC



O TCC Bolívia, Brasil e Paraguai promove desde 2006 a troca de experiências e intensifica a cooperação técnica entre os países com o objetivo de melhorar seus sistemas de saúde e atualizar seus técnicos e auxiliares, além de fortalecer a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS).



Também participam do projeto a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os ministérios da Saúde e da Educação do Paraguai, institutos técnicos vinculados ao Instituto Nacional de Saúde, do Paraguai, e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.