Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Professora-pesquisadora da EPSJV assume a coordenação do Fórum de Editores de Saúde Coletiva da Abrasco

Angélica Fonseca, editora da revista Trabalho, Educação e Saúde, assume e função ao lado de Antonio Boing, editor da Revista Brasileira de Epidemiologia
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 08/03/2023 12h00 - Atualizado em 15/03/2023 13h29

A professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Angélica Fonseca, editora da revista Trabalho, Educação e Saúde (TES), e Antonio Boing, editor da Revista Brasileira de Epidemiologia (Epidemio), assumiram a coordenação do Fórum de Editores de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A nova coordenação assume a função em um momento de fortalecimento da produção científica e de reabertura do diálogo com o novo Governo Federal. Para Angélica, essa retomada pode contribuir para o fortalecimento das publicações nacionais, que enfrentam dificuldades para se estabelecer no cenário internacional, dominado por grandes editoras comerciais e periódicos científicos de língua inglesa. “No contexto político atual, mais favorável à ciência e à valorização da difusão do conhecimento científico, o fórum pode se articular em, pelo menos, dois planos: compartilhar as experiências dos diversos periódicos, o que fortalece as editorias, e formular diretrizes de ação para a consolidação dos periódicos”, disse a nova coordenadora, acrescentando que a questão da sustentabilidade é central, assim como a retomada da articulação com o Ministério da Saúde e com outros órgãos governamentais de pesquisa. “A publicação científica precisa ser reconhecida como parte e condição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país”, completa Angélica.

A editora da TES ressalta ainda que existe um consenso quanto ao fato de que as publicações da Saúde Coletiva contribuem diretamente para a produção científica e para os processos de qualificação do trabalho, da elaboração de políticas e da formação de profissionais do SUS. “Nesse sentido, tem uma relevância social de amplo reconhecimento”, destaca Angélica.

O Fórum de Editores de Saúde Coletiva da Abrasco reúne os editores das principais revistas científicas de Saúde Coletiva do país e foi criado em 2014, com o objetivo de ampliar a interação entre os editores, promover um espaço para debater as questões de interesse da atividade editorial em Saúde Coletiva e melhorar a articulação política e científica das publicações.