
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio promoveu, nos dias 5 e 6 de fevereiro, o 9º Seminário Docente da Pós-Graduação. Durante esses dois dias, docentes do Programa debateram sobre o trabalho realizado nos últimos anos e a expectativa para os próximos passos. “Nosso objetivo é promover o encontro e a partilha de ideias, propostas e projetos, por meio do alinhamento do trabalho do corpo docente do Programa às metas previstas no Planejamento Estratégico 2025-2028 encaminhado à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] na última avaliação quadrienal. Com o resultado da última avaliação divulgado em janeiro de 2026, estamos cada vez mais buscando o fortalecimento da organicidade do nosso mestrado a excelência na divulgação das produções envolvendo nossos projetos integradores e as pesquisas do corpo discente, ressaltou a coordenadora do Programa, Ialê Falleiros.
Na parte da manhã, Kátia Leandro, coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área Interdisciplinar da Capes, apresentou os novos parâmetros para a publicação na área interdisciplinar. Segundo ela, a área interdisciplinar optou por mensurar as produções por critérios qualitativos combinados com os quantitativos. “O impacto social passa a ser o novo norteador da qualidade acadêmica”, destacou.
Sobre a evolução do modelo avaliativo dos programas da área interdisciplinar, Kátia apontou que a avaliação deixa de ser a soma de partes isoladas para observar a identidade e coerência e de cada programa. Enquanto no quadriênio iniciado em 2021, havia uma visão fragmentada, agora de 2025 em diante será feita uma avaliação interpretativa. “Antes o foco era em checklists técnicos, havia um somatório de partes isoladas. A partir de agora, o foco é na identidade do programa, com relevância na coerência da proposta e no impacto social consolidado”, explicou.
.jpeg)
Kátia apresentou ainda um plano de ações para os coordenadores. Na visão dela, é o momento de ajustar e criar novas estratégias. “É preciso redirecionar estratégias de publicação, buscando coautorias qualificadas e veículos de alto impacto real; criar mecanismos para documentar evidências de impacto social; dar visibilidade à produção de discentes e egressos, não apenas dos docentes permanentes; e tornar visível a contribuição social do programa para a comunidade externa”, concluiu.
Na parte da tarde, os docentes se debruçaram na análise do Relatório de Avaliação Quadrienal da Capes, recebido pelo programa em janeiro de 2026, e fizeram um balanço dos pontos destacados pelos avaliadores, tendo em vista, ainda, as atividades propostas no Planejamento Estratégico durante o último Seminário Docente, que aconteceu em fevereiro de 2025.
Já o segundo dia do evento começou com informes sobre a turma especial África do Mestrado Profissional da EPSJV. Nesse ponto, os docentes que estiveram em Moçambique no primeiro momento presencial do curso falaram sobre suas experiências e impressões.
No encontro, os docentes também atualizaram as comissões do programa, criaram uma Comissão para preparação da Oficina de elaboração de produção técnica/acadêmica envolvendo egressos e da turma especial Cacoal, que será em março de 2026, quando acontecerá uma visita técnica de uma parte desses egressos à Fiocruz.
‘O realinhamento das metas do planejamento estratégico e do processo de autoavaliação do programa neste momento do quadriênio (início do segundo ano) é muito importante para que consigamos cumprir com os objetivos almejados pelo corpo docente e as expectativas dos discentes e de toda a comunidade acadêmica de aprimorar nosso programa para continuar fortalecendo o campo interdisciplinar trabalho-educação-saúde e as temáticas que envolvem o trabalho e a educação profissional dos técnicos em saúde”, concluiu Ialê.