Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto Arte e Saúde 2009 aborda o tema Cidade

EPSJV promove evento com apresentações artísticas que discutem a saúde em todos os seus aspectos.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 10/06/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 Com o tema Cidade, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) promoveu, de 8 a 10 de junho, a sétima edição do Projeto Arte e Saúde. Durante o evento, são realizadas diversas apresentações artísticas, exibições de filmes, debates e oficinas, com a participação de alunos e professores da EPSJV, além de convidados de outras instituições.



Segundo uma das coordenadoras do evento, Ana Lúcia Soutto Mayor, a escolha do tema Cidade se deve ao fato de o projeto sempre trabalhar com um conceito ampliado de saúde. “Com esse tema, nosso objetivo é pensar a qualidade de vida na cidade, considerando tudo que possa atravessar a saúde em todos os seus aspectos” explica Ana Lúcia, que é professora-pesquisadora do Colégio de Aplicação da UFRJ. “Com as atividades podemos discutir várias questões como a saúde mental ou a falta de infra-estrutura que afeta a saúde em uma favela. Discutimos a saúde e a cidade em todos os seus ângulos”, completa.



A abertura oficial do Arte e Saúde 2009 aconteceu na segunda-feira, dia 8. No primeiro dia, foram exibidos os filmes ‘O Mundo’, de Jia Zhang-Ke, e ‘A Câmera de Madeira’, de Ntshaveni Wa Luruli, além de uma leitura dramatizada de ‘A alma encantadora das ruas’, de João do Rio. Todas as apresentações foram seguidas de debates sobre os temas tratados nas obras apresentadas.



Na terça-feira, foi apresentado o filme ‘Cinco vezes favela – couro de gato’, de Joaquim Pedro de Andrade. Houve ainda a leitura dramatizada do texto adaptado da peça ‘Juiz de paz na roça’, ambos seguidos de um debate, além da mesa-redonda ‘Representações políticas das cidades através das charges’, com o cartunista Carlos Latuff, a professora da EPSJV Muza Clara Velasques e o aluno Ramón Chaes.



No último dia do evento, acontece o debate ‘A criminalização da pobreza e dos movimentos sociais: olhares e resistências populares’. A peça teatral ‘Cidade Invisível’, uma livre adapatação da obra de Ítalo Calvino, e a leitura dramatizada da peça ‘O morro do Encantado morre e pede passagem’, de Oduvaldo Viana Filho, sempre seguidas de debates, também são atrações nesse dia. Para encerrar o evento, será realizada a mesa-redonda ‘A cultura como possibilidade de inclusão social’, seguida de um espetáculo de vozes e violão.



Durante todo o Arte e Saúde 2009 foram realizadas intervenções, exposições.e oficinas sobre diversos assuntos relacionados ao tema ‘Cidade’, além da oficina permanente de construção do site do evento, coordenada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV.