Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto da EPSJV é aprovado em novo edital do Inova Fiocruz

Iniciativa visa o cuidado de idosos no pós-pandemia da Covid-19, buscando a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 11/02/2021 11h11 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Coordenado pelos professores-pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Daniel Groisman e Ronaldo Travassos, o projeto ‘O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades’ foi aprovado recentemente no edital ‘Territórios sustentáveis e saudáveis’, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, o Inova Fiocruz. Além dele, outros 12 projetos foram selecionados, de diversas unidades da Fiocruz, com o objetivo de apoiar estratégias territorializadas de convívio com a Covid-19 que sejam estruturantes na superação das situações de vulnerabilidades socioambientais e possam ser referências para a aplicação em outros contextos pós-pandemia. 

Segundo Daniel, a população idosa tem sido a mais atingida pela pandemia, sendo as condições de vulnerabilidade social um importante fator de risco no cenário pandêmico e pós-pandêmico. “Justamente por isso, temos como objetivo o estabelecimento de respostas, de curto e médio prazo, para o cuidado de idosos, através de estratégias pautadas na educação popular em saúde e voltadas para a ampliação do acesso a informações, orientações e qualificação para o cuidado”, aponta.

O projeto, que também conta com a participação de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP /Fiocruz) e das Universidades Federais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, a UFRJ e UFRN, prevê o desenvolvimento de ações em territórios do Maranhão, Tocantins e Alagoas, através de parcerias com gestores locais e lideranças comunitárias. Dentre diversas ações, o projeto busca identificar possibilidades e demandas para o desenvolvimento local de programas e políticas para o apoio aos cuidados de idosos nos territórios abrangidos pelo projeto; estruturar e oferecer um curso remoto para multiplicadores e formadores de cuidadores de pessoa idosa, com base na Educação Popular em Saúde; desenvolver estratégias para sensibilizar lideranças comunitárias, trabalhadores dos serviços, pessoas cuidadoras e outros atores sociais pelo reconhecimento do direito ao cuidado e promoção da equidade de gênero, além de realizar uma sistematização da experiência realizada.

'O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades’ é um desdobramento de um outro projeto, financiado também pelo Inova, o “Cuidando de quem cuida”, que realizou uma pesquisa quantitativa de abrangência nacional sobre os impactos da pandemia para as condições de vida das pessoas cuidadoras de idosos. Segundo Daniel, o mapeamento identificou a necessidade de serem implantadas políticas públicas para o apoio às pessoas cuidadoras, principalmente nos cenários pandêmico e pós-pandêmico. “Além disso, constatamos iniquidades nas condições de trabalho, saúde e acesso à informação das cuidadoras. A qualificação profissional pode ser uma ferramenta importante para a transformação social e, em se tratando de um público vulnerabilizado como o dos idosos e suas cuidadoras”, ressalta.