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Projetos contemplados em edital interno da Escola Politécnica já estão em andamento

Pesquisas fazem parte do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Educação Profissional em Saúde e reúnem pesquisadores de diferentes setores e laboratórios da Escola
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 25/07/2023 14h53 - Atualizado em 26/07/2023 10h30

Os 14 projetos de pesquisa que compõem o inédito e recém-lançado Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) já estão em andamento.  As pesquisas foram aprovadas em edital interno e organizadas em três eixos temáticos: Iniciação científica e formação para o trabalho; Educação Profissional em Saúde: egressos, processos formativos, práticas de ensino-aprendizagem; e Trabalho, educação e saúde: questões para a formação e inserção profissional.

Os eixos, segundo a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, Monica Vieira, foram criados para facilitar o compartilhamento e a integração entre os pesquisadores de diferentes setores e laboratórios da Escola. “São eixos que nos ajudam a pensar a relação com as linhas e os grupos de pesquisa da Escola e também com próprio campo da Educação Profissional em Saúde”, ressalta. 

Dessa forma, o primeiro eixo trata da iniciação científica e da formação para o trabalho, envolvendo, de acordo com Monica, não só o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, coordenado pela EPSJV, mas também outras atividades relacionadas à iniciação científica que estão em andamento. O segundo eixo está voltado para a discussão de egressos, da formação curricular, de como é a passagem desses estudantes pela escola. “Já o último eixo traz uma discussão mais forte do trabalho, da inserção de técnicos no Sistema Único de Saúde, quais os dilemas que esses trabalhadores enfrentam, as trajetórias de vida de quem trabalha em saúde e as questões que atravessam esse trabalho”, completou Monica.

Pesquisas por eixos

No eixo Iniciação científica e formação para o trabalho estão inseridos os projetos “Uma análise de continuidades e mudanças na trajetória de egressos de Iniciação Científica de Ensino Médio na Fundação Oswaldo Cruz” e “Análise sócio-histórica da política de Iniciação Científica na Educação básica no Brasil (Pibic-EM/CNPQ), entre 2009 e 2022: tradições científicas e de ensino científico em questão”. 

Já no eixo Educação Profissional em Saúde: egressos, processos formativos, práticas de ensino-aprendizagem, estão os projetos “Recursos educacionais para o aprimoramento do trabalho desenvolvido por profissionais Yanomami e Munduruku que compõem as equipes multidisciplinares de saúde indígena”; “O site portfólio de práticas inspiradoras em Atenção Psicossocial: expansão e disseminação científica com foco no campo das práticas integrativas, práticas corporais e atividades físicas”; “Narrativas de mulheres negras como campo de investigação e universo estratégico para o enfrentamento do racismo institucional no SUS”; “Sisreg no tabuleiro: desenvolvimento e avaliação de jogo aplicado sobre acesso à assistência em saúde”; “Tenho uma imagem, logo existo” - padronização na maneira de ver e representar a realidade a partir das imagens na rede social Instagram dos alunos da EPSJV/Fiocruz”; “Elaboração de um guia de atividades práticas para o ensino de ciências na Educação Básica”; e “As tecnologias e mídias digitais de Informação e Comunicação para a formação de trabalhadores da saúde”.

O terceiro eixo - Trabalho, educação e saúde: questões para a formação e inserção profissional - reúne os projetos “Interface entre racismo e conservadorismo na saúde: expressões no trabalho de agente comunitário de saúde”; "Mapeamento da atuação dos trabalhadores técnicos na Atenção Primária à Saúde em países da América do Sul”; "Saberes em disputa: uma análise do conhecimento produzido pela EPSJV diante dos desafios da Educação Profissional em Saúde”; “Ações de redes de solidariedade integradas ao trabalho da Vigilância em Saúde no enfrentamento dos problemas de saúde em territórios vulnerabilizado”; e “Joaquim Venâncio e os Lutz: passado e presente das relações de trabalho na Fiocruz”.

Conheça o programa

O Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Educação Profissional em Saúde da EPSJV, segundo Monica Vieira, simboliza uma aposta de valorização das atividades coletivas de investigação na Escola. “O programa integra uma proposta de fortalecimento da pesquisa atendendo uma demanda do coletivo de professores-pesquisadores que compreende a necessidade de ampliar condições para a produção de conhecimento em temáticas centrais que atravessam nossa missão institucional”, destacou.

Para Ruth Santos, assessora da vice-direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, a iniciativa é parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas a partir da constatação de que o amadurecimento institucional da pesquisa na EPSJV exige o desenho de um Plano Integrado de Gestão do Conhecimento Científico. “Destacamos nesse plano o processo de mapeamento e catalogação da nossa memória de produção científica que dialoga com o processo de disseminação e compartilhamento de ideias, o desenho de estudos, a construção de parcerias, a sistematização e o lançamento de resultados", ressaltou. 

Monica acrescentou: “Para isso, acompanhamos a atualização permanente do cadastro de pesquisas, a constituição do portfólio, as matérias nas redes sociais, a construção de redes de colaboradores e o envolvimento mais próximo com nossos interlocutores, gestores, estudantes e trabalhadores”.

O portfólio de pesquisa, citado por Monica, será lançado em versão impressa e digital, no dia 24 de agosto, durante a celebração de 38 anos da Escola Politécnica.