Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Provoc recebe cem bolsas de iniciação científica do CNPq

Programa de Vocação Científica coordenado pela EPSJV é voltado para alunos do ensino médio.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 29/10/2010 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


O Programa de Vocação Científica (Provoc), coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma cota de cem bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio (PIBIC-EM). “A concessão dessas bolsas por uma instituição como o CNPq é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo programa, que em sua trajetória se tornou um dos mais bem-sucedidos da área de iniciação científica”, destaca a coordenadora do Provoc, Cristina Araripe.



Segundo Cristina, as bolsas, que têm a duração de um ano e são renováveis, serão destinadas aos alunos do programa que estudam em escolas públicas. “Ter uma bolsa do CNPq vai deixar os alunos de ensino médio ainda mais motivados. Aumenta a responsabilidade, mas também o comprometimento de todos os envolvidos”, diz a coordenadora. Participam do Provoc, estudantes de escolas públicas da Maré e de Manguinhos. O programa tem a participação ainda de alunos do Colégio Pedro II, dos colégios de aplicação da Uerj e UFRJ, do Colégio São Vicente de Paulo, do Instituto Metodista Bennett e do Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT).



O Provoc existe desde 1986 e mais de 1.800 alunos de ensino médio já passaram pelo programa, que proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver a pesquisa e a vocação científica. Atualmente, participam do Provoc cerca de 140 alunos de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, além de moradores de comunidades do entorno da Fiocruz. Para ingressar no programa, os jovens devem estar cursando o primeiro ano do ensino médio em uma das escolas conveniadas. As inscrições são feitas diretamente nas instituições e, anualmente, de março a junho, é feita a seleção dos participantes. As atividades começam sempre no mês de agosto.



No Provoc, os estudantes são encaminhados para unidades da Fiocruz e, no primeiro ano, participam da Etapa Iniciação, durante a qual acompanham o trabalho de um pesquisador. A partir do segundo ano, os alunos participam da Etapa Avançado, que tem a duração de dois anos. Nesta fase, devem apresentar um plano de trabalho individual para aprofundar uma questão ou aspecto da pesquisa. Ao final do terceiro ano, produzem um relatório de pesquisa que é apresentado na Semana de Vocação Científica do Provoc, que teve sua 15ª edição em 2010.



Mais informações sobre o Provoc podem ser obtidas no site da EPSJV ou pelo e-mail provoc@fiocruz.br.