Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

‘Recomendações para cuidadores’ é tema de palestra na EPSJV

Tomiko Born falou sobre as atribuições dos cuidadores de idosos.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 13/08/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


 As atribuições de um cuidador de idoso e como ele deve atuar foram os principais temas abordados na palestra ‘Recomendações para Cuidadores’, proferida por Tomiko Born, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no dia 11 de agosto. A palestrante é organizadora do Manual do Cuidador da Pessoa Idosa (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, 2008).



Tomiko iniciou sua fala lembrando que a função de cuidador é relativamente nova, já que antes os idosos eram cuidados por alguém da família ou empregados. “Com as mudanças que ocorreram na sociedade e na estrutura das famílias e também com o aumento da população idosa, a necessidade de cuidadores foi ficando cada vez maior. Na segunda década deste milênio, o cuidador será o profissional mais procurado”.



Falando sobre o significado do cuidado, Tomiko lembrou que ele é fundamental para o ser humano desde o seu nascimento, quando as mães são as primeiras cuidadoras de seus filhos. “O ser humano é o ser do cuidado. Ao longo da vida, cuidamos e somos cuidados por várias pessoas. Os cuidados da mãe com o bebê são determinantes para a constituição de sua personalidade”.



Tomiko falou também sobre as características e necessidades dos idosos. A palestrante lembrou que são pessoas com uma longa história, que já passaram por muitas coisas na vida, que cada um reage de maneira diferente às mudanças provocadas pelo envelhecimento e têm carência de contatos táteis e toques comunicativos (como massagens, por exemplo). “É importante lembrar também que o idoso não é e não deve ser tratado como uma criança, mas como uma pessoa velha que precisa de cuidados”.



Funções do cuidador



Ao falar sobre as funções do cuidador, Tomiko disse que além dos cuidados com vestuário, alimentação, medicação, higiene e prática de exercícios do idoso, os cuidadores também devem estimular a autosuficiência dos idosos. Ela destacou ainda que é importante que as funções não sejam desempenhadas apenas mecanicamente, mas que sejam feitas com amor para que seja estabelecida uma relação de ajuda entre o idoso e seu cuidador. “A relação de ajuda acontece quando idoso e cuidador confiam um no outro. Um bom profissional dessa área deve unir competências técnicas e boas qualidades humanas. Também é fundamental gostar de idosos, quem não gosta não pode ser um cuidador”, disse a palestrante, acrescentando que saber ouvir, pedir desculpas, perceber e suprir carências, não criticar e dar ordens, além de realizar as tarefas com atenção são algumas das qualidades que um cuidador deve ter.



Tomiko destacou ainda que os cuidadores também precisam se cuidar. Dormir e se alimentar bem, fazer exercícios físicos e de relaxamento, evitar um superenvolvimento com o idoso, além de ouvir música e fazer atividades de lazer são algumas das recomemdações de Tomiko. “Os cuidadores estão sujeitos à exaustão. Ficam tão cansados que acabam adoecendo, por isso precisam ter um tempo só para si”, lembrou, acrescentando que a formação de grupos de apoio ao cuidador é importante para a troca de experiência entre esses profisisonais. “Os cuidadores também devem ser valorizados e ter consciência que exercem um papel importante”.



Curso



A palestra fez parte do encerramento do Curso de Qualificação Profisisonal no Cuidado ao Idoso Dependente, oferecido pela EPSJV. Na ocasião, 64 alunos concluíram o curso, sendo que parte deles são trabalhadores do Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor, administrado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.



O curso da EPSJV está em sua quarta turma e foi iniciado em 2007. A iniciativa surgiu como um projeto piloto após solicitação da área técnica de Saúde do Idoso e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) para que as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) passassem a atuar na formação de cuidadores. O conteúdo do curso inclui temas como noções básicas sobre envelhecimento humano e saúde do idoso; estratégias de cuidado para idosos dependentes com ênfase no auxílio para atividades da vida diária; aspectos éticos, morais e culturais do cuidado (incluindo os direitos dos idosos) e causas da dependência na velhice.