Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

RETS participa de reunião para o desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde

No encontro, Liu Leal apresentou os avanços do mapeamento sobre o marco regulatório da formação dos trabalhadores técnicos em saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 30/11/2017 12h17 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), participou, de 7 a 9 de novembro, da XI Reunião da Comissão Técnica para o desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde para o fortalecimento da qualidade educativa e do trabalho intersetorial – Reunião Regional América Central e República Dominicana. O encontro, que aconteceu no Panamá, apontou os diversos desafios ligados ao cumprimento e monitoramento do Plano de Trabalho da Comissão e a analisou o atual cenário de prioridades para a região diante da nova Eestratégia Rregional para o Acesso à Saúde e à Cobertura Universal da Saúde e propostas para 2018.

Na reunião, a consultora internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Liu Leal, apresentou os avanços do mapeamento sobre o marco regulatório da formação dos trabalhadores técnicos em saúde em sete países da América Central – Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Costa Rica. O estudo, que foi realizado com o apoio da EPSJV, tem o objetivo de descrever as características da educação profissional para os trabalhadores técnicos em saúde de nível superior universitário e não universitário, por meio dos marcos regulatórios da prática profissional nos países da América Central e Caribe.

O mapeamento teve início com o levantamento de dados via internet, de forma exploratória, em Honduras, El Salvador e Belize. Entre  os resultados preliminares, Liu destacou que a formação nesses três países ocorre principalmente em instituições privadas e que as bases de dados sobre o tema são escassas. “A exceção é em El Salvador, onde o Conselho Superior de Saúde Pública, o Ministério da Educação e o Observatório de Recursos Humanos têm banco de dados de seus profissionais”, afirmou Liu. E acrescentou: “Em nenhum dos três países foi encontrado estudos sobre a formação técnica. Esperamos que esses elementos contribuam para o diagnóstico regional e que o resultado da pesquisa realizada em cada país aprimore a discussão sobre a formação de trabalhadores técnicos”.

Reativação da RETS Centro-América

Na reunião, a EPSJV, que é Centro Colaborador da OMS para Educação de Técnicos em Saúde, apresentou um panorama sobre a RETS, incluindo sua criação, o trabalho que vem sendo realizado desde então e os desafios para o futuro. O mapeamento tem a intenção de servir como base para a reativação da RETS Centro-América, uma sub-rede da RETS que tem como missão promover a articulação entre instituições e organizações envolvidas com a formação e a qualificação de profissionais técnicos da área da saúde em países das Américas, África de língua portuguesa e Portugal.

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Marcela Pronko, um dos objetivos da apresentação era de sensibilizar os responsáveis pela área de Recursos Humanos em Saúde sobre a reativação da sub-rede. “A reunião era estratégica em divulgar o que é a RETS, colocar na agenda dos países a possibilidade de se integrarem a ela e alinhavar as iniciativas e esforços que estão sendo realizados com os países que foram designados coordenadores da sub-rede”, destacou Marcela, acrescentando que a coordenação geral é da Costa Rica e a coordenação suplente é de El Salvador. A previsão é que no primeiro semestre de 2018 aconteça uma primeira reunião presencial para a constituição da sub-rede.