Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Segurança Pública e criminalização dos movimentos sociais é tema de palestra na EPSJV


‘Política de Segurança Pública e criminalização dos movimentos sociais’ é o tema da segunda palestra dos ‘Colóquios de Ciência e Política: 25 anos de Educação Politécnica na Saúde’, realizados pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) para comemorar os 25 anos da instituição. O deputado estadual Marcelo Freixo fará a palestra, no dia 13 de maio, às 9h30, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo. O evento será transmitido ao vivo pelo site da EPSJV (www.epsjv.fiocruz.br).



Além de deputado pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), Marcelo Freixo é ainda professor de História e pesquisador da ONG Justiça Global. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores (SINPRO) de São Gonçalo e Niterói. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou inúmeros projetos educativos no sistema penitenciário, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro, destacou-se como coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investigou a atuação das milícias no estado. Sempre junto aos movimentos sociais, Marcelo Freixo participou de importantes vitórias na luta pelos Direitos Humanos, como no caso do fechamento da Polinter e da campanha contra o ‘Caveirão’, em parceria com a Anistia Internacional. Participou como voluntário no projeto de prevenção ao HIV - AIDS nas prisões do estado durante os anos de 1995 e 1996 e foi coordenador e professor do projeto de educação popular no presídio Edgar Costa.



Os ‘Colóquios de Ciência e Política’ tiveram início em abril com a palestra ‘Educação e a Formação da Consciência Crítica’, proferida pelo historiador e doutor em Sociologia, Mauro Iasi. O ciclo de palestras, que é parte da comemoração dos 25 da Escola, terá eventos mensais que irão abordar temas como relação entre democracia, capitalismo e possibilidades de transformação social; papel das instituições públicas na constituição da relação Estado e sociedade; balanço dos movimentos sociais do campo e da cidade; relação entre ciência e expropriação ambiental no sistema capitalista; e a história de Manguinhos como território de vida e luta, dentre outros. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão conjunta, com trabalhadores, estudantes e militantes parceiros sobre os desafios teóricos e políticos que se apresentam no cenário contemporâneo da sociedade brasileira.