Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Trabalhadores de hospitais federais participam de curso na EPSJV

Ao final do curso de Gestão Hospitalar, os alunos irão elaborar um projeto de intervenção em seus locais de trabalho.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 16/09/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) iniciou na terça-feira, dia 15, mais uma ação de cooperação técnica nacional. Em parceria com o Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde/RJ, um grupo de 27 trabalhadores de sete hospitais federais do Rio de Janeiro está participando do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão Hospitalar. Os alunos já atuam na área de gestão dos hospitais do Andaraí, Lagoa, Jacarepaguá, Ipanema, dos Servidores, Geral de Bonsucesso e do Instituto de Cardiologia.



‘Em 2009, fizemos uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para qualificar os trabalhadores de hospitais e tivemos um resultado muito positivo porque a nossa proposta é que o aluno saia em condições de intervir em seu processo de trabalho. Neste ano, recebemos uma demanda do Ministério da Saúde, que indicou os trabalhadores e nós fizemos uma seleção de acordo com o perfil dos profissionais”, diz José Orbílio Abreu, que coordena o curso juntamente com Simone Ferreira.



Ao final do curso, os alunos apresentam um projeto de intervenção em seu local de trabalho. “O curso consolida conhecimentos teóricos da área de gestão e oferece a possibilidade de o aluno fazer uma intervenção prática em sua área de trabalho. Nossa proposta é formar trabalhadores mais críticos e que tomem a iniciativa de propor a mudança em seus locais de trabalho”, explica Orbílio.



A aula inaugural do curso contou com uma palestra com o tema ‘O papel do hospital e sua integração na rede’, proferida por Oscar Berro, diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro.



O curso tem 220 horas-aula e inclui as disciplinas Políticas públicas, Ética e cidadania, Humanização, Regulação, Elaboração de um projeto de pesquisa, Gestão e processo de trabalho, Gestão da qualidade e qualidade do cuidado, Registro e informação, Gestão de materiais e equipamentos, Biossegurança, Registro, Gestão orçamentária, Planejamento em saúde e Oficina de planejamento e projeto. A previsão é que o curso seja concluído em abril de 2010.