Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Trabalhadores iniciam curso de qualificação no cuidado ao idoso

Turma é formada por funcionários do Abrigo do Cristo Redentor.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 03/06/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 Uma turma formada por 25 trabalhadores do Centro de Promoção Social Abrigo do Cristo Redentor iniciou nesta semana o Curso de Qualificação Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). “Nessa turma, o diferencial é que a prática será feita no próprio local de trabalho. As tarefas serão feitas baseadas na prática do dia-a-dia dos alunos”, diz Daniel Groisman, um dos coordenadores do curso juntamente com Melissa Marsden. O curso teve início na terça-feira, dia 2 de junho, e vai até 11 de agosto, com aulas duas vezes por semana.



O conteúdo do curso inclui temas como noções básicas sobre envelhecimento humano e saúde do idoso; estratégias de cuidado para idosos dependentes com ênfase no auxílio para atividades da vida diária; aspectos éticos, morais e culturais do cuidado (incluindo os direitos dos idosos) e causas da dependência na velhice. “Fizemos algumas adaptações no programa do curso a pedido da direção do abrigo e também dos próprios trabalhadores para atender questões específicas da realidade deles. Uma delas é a inclusão de conteúdos sobre alcoolismo e transtornos mentais, pois há idosos nessa situação no abrigo”, explica Daniel.



A iniciativa de participar do curso partiu dos trabalhadores do abrigo que buscavam mais qualificação para que desempenhassem melhor suas funções. “Estão sendo formados os que já são cuidadores, os auxiliares de enfermagem e os integrantes da equipe de serviços gerais, que também lidam com os idosos diariamente. É muito importante que todos tenham qualificação. No nosso caso, podemos trazer para o curso situações com as quais convivemos no dia-a-dia e, assim, saber a melhor forma de lidar com cada uma delas”, destacou a supervisora dos cuidadores de idosos do abrigo, Sandra Lolli, uma das alunas do curso.



O Abrigo do Cristo Redentor, no qual vivem 320 idosos, é administrado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. “É a primeira vez que recebemos uma qualificação como essa e o curso vai ser importante para que convivamos melhor com os idosos que vivem no abrigo, entendendo suas necessidades. Também é uma oportunidade de crescer dentro da instituição, já que com a qualificação poderemos ocupar uma vaga de cuidador quando surgir”, disse a auxiliar de limpeza Adriana Elaine Oliveira da Silva, que também está participando das aulas.



O Curso de Qualificação Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente da EPSJV está em sua quarta turma e foi iniciado em 2007. O curso surgiu como um projeto piloto após solicitação da área técnica de Saúde do Idoso e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) para que as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) passassem a atuar na formação de cuidadores.

Comentários

Informação sobre como fazer inscrição pro curso de cuidador de idosos,obrigado.

Gostaria de saber, quando vão estar abertas as inscrições para o curso de cuidador de idoso e se qualquer pessoa pode se inscrever

Como eu posso me inscrever para o curso de cuidador de idoso?

Como faço para me escrever nessa próxima turma que está para começar de Cuidador de Idosos.

Quero saber quando vai iniciar a próxima turma, valor , e carga horária

Ótima oportunidade,pra quem quer se aperfeiçoa

Esse curso é gratuito

A onde são realizado os curso

Ótima tarde! Gostaria de saber maiores informações sobre o curso, como se inscrever ... etc Desde ja agradeço, Jô

Gostaria de saber como me inscrever no curso de qualificação profissional como cuidador de idosos?

Prezados Amigos, o curso cuidador de idosos ainda estão cadastrando?? Estamos em julho de 2018. Vi o anúncio em uma página d Facebook, porém aqui só tem até 2017 Por favor se for possível me informar ficarei muito grata, pois interessei-me pelo curso. Grata pela compreensão , atenção e aguardando resposta Nilva Azevedo

Por favor eu gostaria muito de fazer esse curso como me escrevo

Bom dia eu quero fazer esse curso,como me Escrevo?

Como faço a inscrição?

Olá, Boa tarde! Gostaria de saber como faço ainscrição para o curso de qualificação de cuidador de idoso ?

cadê o link para fazer a inscricao?

Gastaria de fazer esse curso. Como faço para me inscrever?

Onde que eu vejo se fui selecionada para o curso?