Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Carlos Minc fala sobre questõesambientais a alunos do curso técnico

A situação ambiental atual no estado do Rio de Janeiro e implicações na saúde da população foram alguns dos temas abordados na palestra proferida pelo deputado estadual Carlos Minc, no dia 6 de abril, na Escola Politécnica. O evento foi realizado pelo Laboratório de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente no encerramento da disciplina 'Meio Ambiente e Processo Saúde-Doença' referente do Curso Técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. Na ocasião, o deputado distribuiu aos alunos informativos relacionados ao cuidado que se deve ter com o meio ambiente.

Minc chamou a atenção dos estudantes para leis que, segundo ele, precisam sair do papel, como a de número 3206/99, sobre a reciclagem de Pet (garrafas plásticas de refrigerante) e plásticos. Segundo ele, a cobrança de leis como essa deve partir também dos cidadãos e a escola tem um papel fundamental para as mudanças de comportamento. 'A escola tem que trabalhar com os pais, como participar do reflorestamento de uma encosta ou da recuperação de um rio', destacou.

Quanto à Educação Ambiental, Minc acredita que o grande desafio é mudar as mentalidades, cultivando novos valores. 'A educação ambiental não é decoreba, ela depende da mudança de comportamento. Cortando as árvores da margem de um rio, por exemplo, ajudamos a tirar o emprego de um pescador. A conseqüência dos atos não entra na cabeça da maior parte das pessoas', disse o deputado.