Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Debate sobre o filme Granito de Arena encerra o curso de pós-graduação

A coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Profissional em Saúde, Marise Ramos, e o professor da UFMG, Miguel Arroyo, debatem os movimentos sociais e a defesa da educação pública.
A coordenadora do curso de pós-graduação em Educação
Profissional em Saúde, Marise Ramos, e o professor da UFMG,
Miguel Arroyo, debatem os movimentos sociais e a
defesa da educação pública.

A turma de 2005 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) encerrou suas atividades no último dia 8, com a apresentação do filme Granito de Arena. O documentário serviu de apoio para o debate sobre o tema 'Movimentos Sociais e a defesa da Educação Pública', mediado pela coordenadora do curso, Marise Ramos, que teve como debatedor o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Miguel Arroyo.

Granito de Arena conta a história de um movimento docente que busca de forma pacífica 'lutar' contra a repressão e defender a educação pública. 'A luta dos trabalhadores docentes se iguala à luta dos trabalhadores da saúde. São duas áreas muito próximas, que enfrentam os mesmos problemas', disse Arroyo.

Durante o debate, foram discutidas questões como globalização e política social. O professor Arroyo, em suas colocações, afirmou que os movimentos sociais vão construindo a imagem da educação como direito. 'O movimento docente é um grão de areia que inicia essa construção, é o princípio educativo', aponta o professor.

O Curso de Pós-Graduação tem a coordenação de Marise Ramos e Mônica Vieira. Marise, ao final, parabenizou os formandos e lembrou que o filme mostra novas pedagogias, nos fazendo refletir sobre os movimentos sociais de forma didática.