Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Educação profissional em saúde foi pauta de eventos em Natal

Com a finalidade de fortalecer os elos entre as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e promover estratégias para a formação dos trabalhadores em saúde, dois eventos foram realizados em Natal: Reunião Anual da RET-SUS 2004, no dia 30 de novembro, e do 'II Seminário de Educação Profissional no Cefope: buscando os caminhos da qualidade', durante os dias 1º e 2 de dezembro. Os encontros reuniram diretores e coordenadores pedagógicos de todas as ETSUS do país no Centro de Formação de Pessoal para Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (Cefope).

Em sua segunda edição, a Reunião trouxe, desta vez, uma novidade para a maior divulgação e interação das ETSUS: o lançamento do novo site da RET-SUS, desenvolvido pela EPSJV. Além disso, estiveram na pauta do evento as políticas de Educação Permanente do Ministério da Saúde, que foram apresentadas e discutidas na mesa-redonda coordenada por Simone Machado, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

A coordenadora da Secretaria Técnica da RET-SUS, Renata Reis, destaca a importância da participação dos representantes das Escolas. Os professores compartilharam suas experiências de trabalho na formação de pólos de Educação Permanente, um espaço criado por cada unidade para discutir e articular as estratégias em saúde implementadas nos estados. 'Essa articulação contribui para a formação de trabalhadores em saúde e nem todas as escolas conseguem consolidar este espaço. Aproveitamos a presença da Simone Machado e uma parte da equipe do Ministério da Saúde para obter mais instruções', explica Reis. Num outro momento da Reunião Anual foram abordadas questões operacionais, como a revisão da portaria da RET-SUS, a eleição da Comissão Geral de Coordenação e Secretaria Técnica e a elaboração de uma agenda de trabalho para 2005.

Já no II Seminário de Educação Profissional, foram realizados debates em torno da formação do trabalhador em saúde, conferências e mesas-redondas. A abertura do evento foi feita pelo professor Gaudêncio Frigotto, que discorreu sobre o tema 'Trabalho, conhecimento e cultura como eixos estruturantes da educação profissional'. Outras temáticas, como iniciativas para a formação dos docentes na área de saúde, pesquisa, mercado de trabalho, ensino à distância e estratégias de aprendizagem foram tratados ao longo das atividades e contaram com a participação dos pesquisadores da EPSJV Maurício Monken, Júlio França Lima, Grácia Gondim e Aparecida Tiradentes, compartilhando suas experiências de trabalho.

Para a coordenadora da Secretaria Técnica da RET-SUS, estes eventos vieram no momento adequado para a Rede. 'Estamos tendo um ótimo retorno das escolas e conseguimos isso com os instrumentos desenhados dentro do plano de comunicação e informação da rede, no caso, a revista e, agora, o site. Estamos chamando a atenção para a importância do trabalho colaborativo', finaliza Renata Reis, que identificou uma maior contribuição das ETSUS a partir do lançamento da revista RET-SUS, com o envio de comentários e sugestões de matérias.