Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Encontro consolida mais uma parceria entre Politécnico e MST

Nos dias 25 e 26 de setembro, ocorreu na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio um encontro envolvendo a EPSJV, o Canal Saúde e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST). O objetivo da reunião foi discutir e delinear metas da parceria técnica e política entre as duas unidades da Fiocruz e o MST.

No primeiro dia, foi debatida a possibilidade de a Escola colaborar com o Canal Saúde na produção de vídeos educativos direcionados aos assentamentos. Em seguida, foi a vez de pensar sobre o aprofundamento da parceria que já existe entre a EPSJV e o Movimento. Além da necessidade de se estabelecer um convênio com o Iterra ( Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária ), responsável pelo ensino e a pesquisa nas escolas de educação profissional do MST, as demandas giraram em torno de dois cursos de especialização técnica com turmas fechadas para o MST, envolvendo alunos de todas as regiões do país: um de Políticas em Ciência e Tecnologia em Saúde e outro de Vigilância e Saúde Ambiental.

O Curso de Especialização Técnica de Políticas em Ciência e Tecnologia em Saúde tem expectativa de início já no primeiro semestre de 2008, na própria Escola Politécnica. A ênfase seria no conteúdo de Políticas de Saúde. A busca por financiamento ficaria por conta de ambas as instituições. Já a Especialização Técnica em Vigilância e Saúde Ambiental, idealizada inicialmente como um curso técnico, seria ministrado num Centro Formador da Região Sudeste. O MST espera que o público-alvo sejam alunos oriundos dos Cursos Técnicos de Saúde Comunitária e Técnicos de Enfermagem e acredita ter abertura para negociar o financiamento necessário com o Ministério da Saúde.

“A importância dessa parceria deve-se à possibilidade de qualificar a formação profissional dos trabalhadores que atuam ou atuarão na saúde do campo. Cabe ressaltar que tanto o MST quanto a EPSJV concebem a saúde do campo vislumbrando a totalidade da vida social, a relação campo-cidade”, explica Isabel Brasil, vice-diretora de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da EPSJV e uma das participantes da reunião, que também contou com representantes do Setor Saúde e do Setor da Educação do MST, além do Canal Saúde.

A parceria entre a EPSJV e o MST teve início em 2005. Desde então, a troca de experiências e conhecimento se dá principalmente através de oficinas, pesquisas e projetos voltados para a saúde no campo. O próximo encontro está agendado para os dias 25 e 26 de outubro, também no Politécnico.

Saiba mais sobre a parceria da EPSJV e o MST